Perigo: Acidentes envolvendo motos deixaram quase 4 mil feridos na grande JP este ano

A combinação bebida alcoólica e direção costuma resultar em inúmeros acidentes de trânsito nas ruas da grande João Pessoa. Por isso, aproveitando a Semana do Motorista, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, que é referência no atendimento a vítimas de trânsito, vai receber nesta sexta-feira (27) dia do motociclista, a equipe de educação do Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB), para uma visita na unidade de saúde, visando conscientizar os motoristas.

Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2018, deram entrada na unidade de saúde cerca de 5 mil vítimas de acidentes de trânsito, sendo acidentes com motos os que lideram a estatística com 3.665 vítimas, representando cerca de 75% dos casos, seguidos de acidentes envolvendo atropelamentos (518), automóvel (431), bicicleta (296) e ônibus (11).

Para o ortopedista Felipe Sena, os acidentes de trânsito já são considerados uma pandemia, devido aos números caóticos. “Há 15 anos, ninguém imagina isso, os plantões do Hospital de Trauma eram tranquilos. E atualmente de cada 10 pacientes que atendemos aqui, sete são de acidentes de trânsito – principalmente moto”, frisou.

Segundo o coordenador da Ortopedia, Umberto Jansen, no Hospital de Trauma de 85 a 90% dos leitos são ocupados por pacientes vítimas de acidentes de trânsitos, além disto, é realizada mensalmente uma média de 400 cirurgias ortopédicas, tanto de emergências como eletivas.

Umberto Jansen associa o maior número de acidentes à imprudência no trânsito, o consumo de álcool e também as condições climáticas, principalmente no período chuvoso. Ele também afirma que os acidentes com motociclistas deixam sequelas mais graves nos pacientes, que precisam de um tempo maior de internamento. “Os acidentes são mais graves, deixam mais sequelas, e os pacientes permanecem mais tempo internados, impactando gravemente na ocupação de leitos do hospital”, pontuou.

Comentários