Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pedro apresenta requerimento para que PEC do Foro seja votada em plenário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) apresentou requerimento para que seja incluído na pauta de votação da Câmara dos Deputados as Proposta de Emenda à Constituição (PEC 333/17) que trata sobre o foro privilegiado, como forma de atender um sentimento de Brasil pela moralidade com o fim dos privilégios. Segundo Pedro, são mais de 55 mil autoridades que, no País, possuem essa prerrogativa. Outro tema cobrado pelo parlamentar na tribuna da Casa foi quanto a redução da máquina pública.

Sobre o foro privilegiado, Pedro disse que o Brasil é o País que, no mundo, tem esse instituto mais largo e que não funciona bem. “Esse é um símbolo da nossa impunidade. Nós temos que dar um novo contorno a isso. O Supremo Tribunal Federal, que não é o lugar adequado, mas já que nós não fazemos a nossa parte, deu uma nova interpretação à questão, dando uma pressão ainda maior para que nós cumpramos uma obrigação nossa. E se a população faz exigências evidentes e tem uma consciência de País inquestionável de que temos que mudar isso, nós temos a obrigação de obedecer, nós temos a obrigação de pautar. Portanto, faço um apelo para que esta Casa priorize este tema que é o foro privilegiado”, disse.

De acordo com Pedro, o Senado Federal já fez sua parte, acabando com o foro privilegiado. “Esta Casa, a Câmara dos Deputados, criou uma Comissão Especial para tratar da matéria, nós aprovamos o parecer, ele já foi aprovado, falta só o Plenário. Nós não podemos ter essa mania de deixar as coisas andarem, andarem, e, de repente, quando chega a hora de um desfecho, elas ficam esquecidas e adormecidas”, observou.

Máquina pública – O deputado também citou a redução do custo da máquina como um dos temas cobrados pela população, mas que não consegue progredir na Câmara. “Existem vários temas que me incomodam muito, que nós não conseguimos acompanhar e dar uma satisfação, como a redução do custo da máquina pública em um País quebrado. O Brasil quebrou, e falamos disso com uma frequência imensa. Nós não conseguimos debater o custo da Câmara dos Deputados. Não conseguimos debater os benefícios que várias autoridades ainda recebem em nosso País”, destacou.

Segundo o deputado, todos os meses os brasileiros se deparam com notícias de juízes que recebem valores desproporcionais ao drama econômico que a Nação vive. “O último que vi foi um valor de R$ 700 mil, de um Juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Nós sabemos que existem benefícios que não conseguem enxergar a realidade social, o drama de uma população que não tem nada e não damos a ela uma assistência mínima de saneamento básico, de creche, de saúde. Não conseguimos perceber que as pessoas cansaram e cansaram muito, e parece que vamos deixando essa conversa para depois, mas as pessoas não querem mais deixar para depois. Nós temos a obrigação de acompanhar um sentimento de país e uma exigência de uma consciência de nação que está cada vez mais evidente”, afirmou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira