Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pediatria e Inteligência Artificial

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em uma rara parceria nos dias atuais entre os dois países, cientistas dos Estados Unidos e da China estão trabalhando no desenvolvimento de um “Sistema de IA” (Inteligência Artificial), capaz de analisar os registros médicos de crianças e “fornecer diagnósticos precisos” sobre a saúde delas. A pesquisa sino-americana foi inclusive, tema de um artigo publicado no periódico médico “Nature Medicine”. O sistema foi validado utilizando-se uma base de dados de registros eletrônicos de “saúde coletados em quase 1,4 milhão de visitas pediátricas” realizadas na China. Um volume de informação mais que suficiente para testar e aprovar, a solução de IA que apresentou, segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, “precisão comparável ao de pediatras experientes e pode também, ajudar os médicos a diagnosticar doenças raras”. O diagnostico das doenças pediátricas é feito pelo sistema, “analisando os sintomas, histórico médico e dados clínicos da criança”.

Mandarim

Com a demanda cada vez maior, para os empresários e executivos falarem “mandarim”, a língua oficial da China, uma empresa americana, localizada na cidade de São Francisco, Califórnia, está desenvolvendo um “robô” chamado de “Lily” para “ensinar” mandarim de forma simples. Para a construção da solução, foi formada uma equipe técnica com estudantes de mandarim, especialistas em processamento de voz e engenheiros de software, que criaram Lily, que nada mais é que “um dispositivo controlado por um aplicativo que auxilia a compreensão de caracteres chineses e explica a forma certa de pronunciar as palavras no idioma de Confúcio”, através de exemplos com “conversas interativas com chineses que ajudam a entender e falar, o idioma”. O objetivo é que Lily ajude ao usuário atingir “um bom nível de fluência no idioma, em no máximo 12 meses”.

Roupa “Inteligente”

Nosso dia a dia cada vez mais vem sendo “tomado” pela tecnologia. Agora chegou a vez do vestuário. Uma pesquisa sendo feita nos laboratórios do MIT – Massachusetts Institute of Technology, uma das mais importantes Universidades dos Estados Unidos, em parceria com a loja de roupas americana, Ministry of Supply, com o objetivo de criação de uma “Roupa Inteligente”, já apresenta os primeiros resultados. A ideia é ter uma vestimenta que se ajuste automaticamente ao corpo do cliente, sem necessidade de intervenção humana. O protótipo sendo testado funciona da seguinte forma: o consumidor escolhe um modelo, sem se preocupar com o tamanho, uma máquina tira as medidas da pessoa e outro robô faz todos os ajustes necessários, e em poucos minutos o cliente sai da loja com a roupa que veste perfeitamente e sem nenhum custo adicional pelo serviço!

Segurança Colaborativa

Outra ideia muito boa vem da Startup brasileira NEARBEE, localizada na cidade de Campinas, São Paulo. A ideia da empresa foi criar uma “rede de ajuda colaborativa” que “conecta pessoas de forma digital, ajudando em situações de risco, gerando uma segurança colaborativa” e assim, salvando vidas. A rede é montada através de um aplicativo (App) para Smartphone onde “é possível pedir ajuda em caso de emergência para outros usuários do App”. Denominado de “NEARBEE ajuda e proteção” a plataforma teve apoio do SEBRAE-SP para seu desenvolvimento e pode ser utilizada em várias situações de risco tais como: acidentes em áreas remotas, sequestros relâmpagos, catástrofes naturais, assaltos, etc. O aplicativo e seus derivados, já têm mais de 50 mil usuários ativos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira