Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pedagogia e gestão no Pio X

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Toda regra tem exceção”. E logo introduzo esta assertiva porque, obviamente, algumas pessoas podem discordar da avaliação muito positiva que faço sobre o Colégio Pio X, exatamente este educandário que você já assimilou como ao que me refiro.  Ele – o Colégio Pio X – tem como endereço a Praça da Independência, aqui em João Pessoa, com sua frente a mirar a imponente  avenida Epitácio Pessoa. E esta minha avaliação  tanto contempla o aspecto pedagógico quanto o da gestão. Entretanto, minha convicção é a de que a absoluta maioria das pessoas que, direta ou indiretamente, têm alguma convivência com o “Colégio Marista”, concorda que esse  tradicional e contemporâneo educandário é de referência muito positiva!

Também para evitar que se interprete exclusividade nessa pessoal avaliação, expresso conhecer e reconhecer que João Pessoa tem vários outros educandários, públicos e privados, merecedores dos aplausos da cidade, cabendo aqui dizer que não estudei em estabelecimento da rede particular; só na rede pública, desde o antigo Grupo Escolar Raul Machado (hoje, Escola Estadual, do bairro da Ilha do Bispo), depois na Escola Industrial Federal da Paraíba  (que se transformou em Escola Técnica, posteriormente em CEFET e agora é IFPB), escolas estas, todas elas, de referências positivas inquestionáveis.

Todavia, aqui me reporto exclusivamente ao Colégio Pio X porque na recente quarta feira, dia 30 de outubro, ao início da noite, nele se realizou uma solenidade bem característica e expressiva de sua importância socioeducativa. E a absoluta maioria das pessoas de minha convivência e de convivência com esse educandário em razão de filho(a)s ou neto(a)s que nele estudam, encontravam-se  em estado místico de alegria e de tristeza. Na referida solenidade houve a despedida do professor Sérgio Márcio Almeida, que deixa a direção do Pio X após quatro anos de exitosa gestão (e para assumir missão na mesma rede escolar, em Brasília). E quem tomou posse como novo diretor foi o professor Aloirmar José da Silva, já bem conhecido entre os admiradores desse educandário, porquanto também nele já realizou profícua gestão entre os anos 2012 e 2015, dele se ausentando, como agora ocorre com o professor Sérgio, em função do sistema de rodízio adotado pela Rede Marista. E todos sabemos o quanto um sistema de rodízio constitui-se em uma eficiente metodologia que propicia enriquecimento de experiências, caracterizando uma permanente reciprocidade entre o aprender e o ensinar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

Sérgio Queiroz, hoje

Sérgio Queiroz promete se pronunciar hoje sobre “acontecimentos” da visita de Bolsonaro

Mayara Rocha, paraibana

Mayara Rocha é bicampeã do Brasileiro de Powerlifting Equipado e quebra recordes

Viatura da PM de Tocantins

Policial militar paraibano é baleado em bar em Palmas e outro PM suspeito de atirar se entrega

Energisa PB

Energisa tem mais de 40 vagas de emprego abertas na Paraíba

Dinheiro no caixa

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril