Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pedaços de atenção, restos de carinho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nos últimos tempos, cada vez mais marcados por relações digitais e uso das redes sociais, a chamada prática do breadcrumbing (termo inglês que significa espalhar migalhas) torna-se bastante recorrente. Uma estratégia rasa, pautada na doação de pedacinhos afetivos, restos de atenção e carinho, com o claro propósito de apenas iludir e semear falsas esperanças. Se você já vivenciou, direta ou indiretamente, o “não te quero, mas também não largo”, sabe exatamente do que se trata.

Mesmo sem vislumbrar nada – ou quase nada – com o outro, tampouco compartilhar alguma forma de sentimento ou compromisso, a pessoa alimenta uma pseudo relação, ofertando respingos de atenção. São suaves venenos, que adoecem e fazem sofrer, a despeito de toda a cortina de ilusões, tão afeita à natureza humana.

Estudos recém-publicados revelam o crescimento do breadcrumbing, impulsionado pela pandemia, em razão de uma maior utilização e permanência nas redes sociais. Estima-se que 44% das pessoas, entre 18 e 49 anos, estão constantemente online, experimentando as várias nuances de relações digitais.

Essa prática deriva de comportamentos egoístas, ávidos por alimentar o próprio ego. Narcisistas, por exemplo, costumam lançar mão de tais estratégias sem dó ou piedade. Cada presa fisgada pode ser mantida sob sua influência e domínio por longo período, até que a vítima busque ajuda e liberte-se daquela situação.

Apesar de se considerar, geralmente, o universo feminino como mais vulnerável, homens também passam por situações desse gênero. Quando menos se espera, há uma romantização de gestos e palavras que jamais passarão daquilo. É um like aqui, mensagem de “oi sumida” acolá ou simples visita aos stories do instagram. As técnicas são as mesmas, mas logo a pessoa vivencia pensamentos do tipo “ele (a) não me esqueceu”. E assim a “relação” caminha sobre trilhas de migalhas travestidas em banquetes.

A fartura só existe mesmo na cabeça do autor daquele castelo de areias. Tão frágil e efêmero que sucumbirá aos primeiros ventos e intempéries da vida. Ninguém merece apegar-se a algo pequeno e devastador ao mesmo tempo. Afinal, o ser humano nasceu para desfrutar experiências amorosas saudáveis e prazerosas. Basta ele se perguntar de que tem fome e compreender suas reais necessidades.

Ninguém precisa conformar-se com pinguinhos de afeto ou lampejos de atenção. Nesse caso, manter-se preso impede de seguir, conhecer pessoas e redirecionar posições. Sim, você gostaria de permanecer na lanterninha? Qual o seu lugar na vida de quem escolheu para namorar, casar, ser amigo, ficar ocasionalmente, enfim, relacionar-se de alguma maneira?

São reflexões fundamentais para que o indivíduo jamais prescinda da capacidade de gerir a própria existência e emoções. Sempre valerá a pena desvencilhar-se das migalhas e abreviar sofrimentos. Nada de parcelar em doses homeopáticas. A fatura logo chegará, com tamanho e variantes muito mais desoladoras e preocupantes. Como diz o poeta, se o amor é curto e o esquecimento faz-se longo, de nada lhe servirá.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

STJ determina que plano de saúde não é obrigado a fornecer canabidiol

Anteriores

fp1 (1)

Curtas paraibanos revisitados em duas mostras no Brasil e Estados Unidos

unimedjp_compressed

ALPB discute falta de atendimento de planos de saúde a autistas nesta terça

ruyeppedro

Pedro garante apoio a Ruy e diz que João Pessoa precisa mudar de prefeito

georgesobrado

Presidente da Famup George Coelho será candidato a prefeito de Sobrado pelo PSB

Dinheiro

Prefeitura de Cabedelo oferece isenção de IPTU e ITBI a famílias com imóveis do Minha Casa, Minha Vida

curraldecima (1) (1)

Prefeitura de Curral de Cima nega irregularidades e diz que denúncias são de 2021

daniellacaixa (1)

Com empenho de Daniella Ribeiro, João Pessoa ganha mais uma agência da Caixa

poetasdesusa

Poetas de Sousa lançam coletânea de poesias

Oswaldo. Montenegro (2) (1)

Oswaldo Montenegro faz show com orquestra nesta sexta no Teatro Pedra do Reino

psb1

Candidatos à reeleição, prefeitos de Tavares e São Domingos se filiam ao PSB