Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PCdoB ameaça romper com PSB e se aproxima de Maranhão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O secretário de Formação e membro da Comissão Política do PCdoB, Simão Almeida, garantiu neste sábado (09.10) que a legenda ainda não está discutindo apoios para as eleições de 2010. Entretanto, deixou claro que, caso o PSB decida se coligar com o PSDB e o ex-governador Cássio Cunha Lima, o PCdoB não apoiará a legenda socialista nas eleições do próximo ano.

Durante o 12º Congresso Estadual do PCdoB, em João Pessoa, Simão afirmou ainda que o partido segue a orientação nacional, que é de apoiar as legendas da base do presidente Lula (PT), visando à eleição da ministra Dilma Rousseff para presidente. Esse projeto conta com o apoio do PMDB nacional e da Paraíba. O congresso deste sábado não definiu o nome do candidato a governador que contará com o apoio da legenda, apenas as diretrizes para 2010.

Já o presidente estadual do PCdoB, Agamenon Sarinho, disse neste sábado que é preciso um esforço para garantir a unidade do campo de apoio ao presidente Lula, na Paraíba. “Vamos tentar construir a unidade desse campo”, disse. Caso não haja unidade, o partido vai adiar para 2010 a decisão sobre quem irá apoiar.
 
Maranhão afirma que PCdoB será fundamental para o projeto político de 2010
 
O governador José Maranhão afirmou que o PCdoB será fundamental para o PMDB e partidos aliados 2010. Ele, que participou neste sábado (10.09) do 12º Congresso Estadual do PCdoB, em João Pessoa, afirmou que o partido tem um compromisso com a nacional, “além de estarmos na mesma base do governo Lula”. “É importante essa unidade das forças democráticas e populares”, ressaltou Maranhão, que “parou” o congresso ao chegar.

Perguntado quando começará a discutir, efetivamente, 2010, o governador repetiu o que tem dito em entrevistas: “Para nós que estamos no governo é reconstruir a Paraíba. Nós conversamos sobre política, informalmente. O político que disser que não conversa sobre política, em determinados momentos, não está sendo sincero. Agora, as decisões, a agenda política só acontecerá a partir da realização das convenções em 2010”.

O compromisso agora, garantiu Maranhão, é organizar as contas do Estado, retomar as obras e prestar bons serviços à população. Sobre as estratégias para 2010, o governador disse as mesmas seguirão princípios, que são a coerência e a identidade dos partidos que integram a Frente Popular Democrática. Para ele, os meios utilizados têm de ser coerentes com os fins a serem atingidos.

“Nós não podemos fazer acordo a qualquer preço. É preciso ter um compromisso ético com o programa do partido e com a própria conduta que orienta nossas lideranças”, ressaltou o peemedebista, que esteve acompanhado no evento pelos deputados Manoel Júnior e Raniery Paulino, além do secretário de Articulação Governamental, petista Anselmo Castilho.

Maranhão agradeceu ao convite do PCdoB para participar do evento. A legenda integra os quadros do governo na figura do secretário Ademir Melo (Planejamento) e outros auxiliares e, como disse o governador, PMDB e PCdoB estão interligados, não só pelos compromissos político-partidários, mas também pela identidade ideológica que unem os partidos da base aliada em torno de um projeto nacional. “Nós não queremos fazer aliança com qualquer partido, com partidos que contrariem o projeto maior, que é o nacional”.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas