Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PB consegue liberação de projeto da 3ª entrada do Rio S. Francisco

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Até o mês de junho, o Ministério da Integração Nacional vai lançar o edital para a elaboração do projeto complementar executivo das obras da 3ª entrada do Rio São Francisco pelo rio Piancó na Paraíba. A garantia foi dada, na manhã desta quarta-feira (30), pelo ministro Francisco Teixeira, durante audiência concedida ao governador Ricardo Coutinho e ao secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, João Azevedo Filho, em Brasília.
 
O 3º braço da Transposição do São Francisco pelo Rio Piancó e Coremas Mãe D´Água está orçado em quase R$ 200 milhões e prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios que possuem problemas em seu abastecimento.
 
O governador Ricardo Coutinho ressaltou que o canal terá uma extensão de 29 km com uma vazão de, no mínimo, 3 mil metros cúbicos por segundo. "Esse volume deverá garantir a segurança hídrica para uma população superior a 155 mil habitantes em uma região da Paraíba bastante atingida pela estiagem. O projeto já está no Ministério da Integração desde dezembro, e esperamos o lançamento do edital para elaboração do projeto, para, depois disso, licitarmos a obra que dará a Paraíba a condição de ser o Estado do Nordeste mais beneficiado com a distribuição das águas do Rio São Francisco", completou.
 
“O Governo do Estado apresentou este pleito ao Ministério da Integração junto com um anteprojeto em dezembro do ano passado. Hoje, o Governo Federal confirma que assume esta obra no valor de R$ 200 milhões que trará o desenvolvimento para a região do Vale do Piancó, cuja economia já é muito forte, mas que precisa de segurança hídrica para avançar ainda mais”, comentou João Azevedo.
 
Ricardo Coutinho também apresentou pleitos no Ministério da Integração para a melhoria da oferta de água para o Estado e a continuidade das grandes obras hídricas, como a liberação de recursos para as obras do Canal Acauã-Araçagi, para a reconstrução da barragem e adutora de Nova Camará, para a construção de novas adutoras emergenciais, liberação de parcelas do PAC Estiagem e para manter os carros pipas para os municípios em colapso de água.
 
O ministro Francisco Teixeira recomendou à equipe ministerial agilidade nas liberações dos recursos para as obras da adutora Acauã-Araçagi e para reconstrução da barragem de Nova Camará. Segundo ele, o ministério tem conhecimento da situação dos reservatórios da Paraíba e este fator será levado em conta na avaliação dos pleitos encaminhados ao ministério.
 
Ricardo fez um apelo ao ministro da Integração, ao secretário executivo, Irani Ramos, e ao secretário da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, para que sejam retomados os recursos para a manutenção dos carros pipas nos municípios atingidos pela estiagem tendo em vista o nível crítico dos reservatórios do Estado como o de Engenheiros Ávidos, que abastece o município de Cajazeiras, e está com menos de 12% de sua capacidade. Queremos urgentemente que, assim como vinha acontecendo até janeiro, o Governo Federal continue repassando recursos para carros pipa como forma de complementar todo o esforço do nosso governo para garantir água para as populações e salvar o rebanho do Estado", completou o governador. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio