PB conquista prata na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A paraibana Nazaré Barbosa, da Cooperativa de Avicultura Alternativa e Agricultura Familiar, em São Sebastião de Lagoa de Roça (Copaf), conquistou o troféu prata na categoria Negócios Coletivos da etapa nacional do Prêmio Mulher de Negócios. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quinta-feira (8), no auditório da sede do Sebrae Nacional, em Brasília. Ficaram com o troféu ouro as empresárias Maria Cristina Muradas (AL) e Maria Helena Lubke (RS), nas categorias Pequenos Negócios e Negócios Coletivos, respectivamente.

Das oito edições do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, as paraibanas já ganharam dois troféus ouro, quatro prata e três bronze na etapa nacional. A categoria Pequenos Negócios é voltada às proprietárias de micro e pequenas empresas e a de Negócios Coletivos às integrantes de associações e cooperativas com geração de renda. A final foi disputada por 40 empreendedoras que venceram as etapas estaduais. Nesta oitava edição, foram registradas 3,6 mil inscrições em todo o país.

Para o diretor administrativo e financeiro do Sebrae Paraíba, Ricardo Madruga, o exemplo da força da organização e associativismo da Copaf resultou na conquista do primeiro lugar estadual e segundo lugar nacional do Prêmio Mulher de Negócios. “Além do espírito empreendedor destas mulheres, é importante ressaltar o processo estruturado de abertura deste negócio e de orientação empresarial do Sebrae. Esta junção de fatores, empreendedorismo, organização e apoio favorece a
criação de um ambiente convidativo para que mais mulheres empreendam no Estado. Madruga pontuou ainda que o Estado conquistou também o título de melhor  gestora do prêmio.

Na solenidade de premiação também foi lançada a edição 2012 do prêmio. A novidade é que, além das duas categorias já existentes, o Sebrae vai premiar ainda as empreendedoras individuais, que atuam por conta própria e têm faturamento bruto anual de até R$ 60 mil por ano.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece o esforço das mulheres que investiram no sonho de ter a própria empresa, além de servir como incentivo à participação feminina no mundo empresarial. A premiação é feita em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Fundação Nacional da Qualidade (FQN) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW).

Exemplo paraibano – Nazaré começou a vida de microempresária pelo plano do negócio. Buscou uma atividade que fosse de baixo investimento e não precisasse de um alto grau de escolaridade, pensando nos produtores da cidade. “Visitei feiras de agronegócio, como a II Feira do Empreendedor em 2005, na qual fiz vários mini-cursos”, relembra a  cooperada.

O curso de criação de aves caipiras chamou atenção, pois conseguia se encaixar nos requisitos propostos da busca. Isso foi só o começo. Com dificuldades, pois os produtores rurais debandaram após a apresentação do projeto. Restaram cinco interessados, mas ela não desistiu. Iniciou o trabalho com informações do Sebrae e da Emater. “Investi no negócio para incentivar os demais membros a fazerem o mesmo”, conta.

Hoje, a Cooperativa Paraibana de Avicultura Alternativa e Agricultura Familiar, criada em 2005 e formada por 16 mulheres, tem contribuído para o fortalecimento da renda dos produtores rurais e estimulado o desenvolvimento sustentável da região. A entidade fica situada na pequena cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, com cerca de 10 mil habitantes, próxima a Campina Grande.

Vencedoras nacionais – Na cerimônia de premiação da etapa nacional do Prêmio Mulher de Negócios receberam também o troféu prata em Negócios Coletivos as empreendedoras Maronita Antunes Clemente (GO), Maria Nazaré Barbosa (PB), Branca Lúcia Neiva de Carvalho Silva (SP) e Alvira Soares de Melo (MS). Na mesma categoria, levaram o bronze as empresárias Giani Marisa Borges (PR), Maria Andrade da Costa (AC) e Arlete Silva Andrade (RN).

Conquistaram o segundo lugar na categoria Pequenos Negócios as empresárias Cecília Ivonete Chaves Machado (RS), Juliana Bicalho Sanchez (PR), Creuza de Souza Távora (AP) e Carla Gomes Silva (DF). Já os troféus de bronze foram entregues às empreendedoras Florentina Zanone (SP), Jane Luiza Felix Prata Vieira (MS), Bernardete Vieira de Almeida (PE) e Analú Barofalde (RO).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

PT reúne forças políticas hoje para debater 2º turno; Presidente municipal defende apoio a Cícero

Anteriores

Marcelo Queiroga e Sérgio Queiroz realizam caminhada no Bairro das Indústrias neste sábado

Prefeitura e construtora acertam retomada imediata da obra do Cine Capitólio

Paraíba faz história com vitória épica no Campeonato Brasileiro de Basquete SUB16

TRE-PB determina que secretária de primeira-dama de João Pessoa volte a usar tornozeleira eletrônica

Agir reforça apoio à reeleição de Cícero Lucena e Leo Bezerra no segundo turno

Nove candidatos pela oposição confirmam apoio a Bruno Cunha Lima no segundo turno

Mercado imobiliário em transformação: o que revela pesquisa do Cofeci-Creci sobre perfil dos corretores de imóveis

Para presidente do Cofeci, ideia de imposto único de 4% sobre o ganho de capital é ilusória

Cabedelo homenageia campinenses residentes na cidade com entrega de monumento em Ponta de Campina

Recadastramento do Cartão Alimentação terá sequência em João Pessoa e outras cinco cidades