Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Parte III: “É bom ou é ruim JP com 1,5 milhão de habitantes”?1…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foram vários os e-mails e mensagens pelo “whatsapp” que nos dirigiram a respeito destes dois nossos últimos textos cujo questionamento está explicitado no título destes escritos: “É bom ou é ruim João Pessoa com 1,5 milhão de habitantes?!…”.

Nessas mensagens alguns dos leitores manifestam-se favoráveis a “incentivar o aumento populacional porque traz crescimento da economia e geração de empregos”. Outros posicionam-se que “não se pode deixar João  Pessoa como ainda fosse um sítio”. Há, também, por óbvio – e são a maioria, os que se dizem “preocupado(s) com o aumento populacional que puxa o aumento da densidade demográfica, deixando a cidade  sem espaço para que continue oferecendo qualidade de vida”.

Mas, uma mensagem que muito nos chamou a atenção foi a do leitor Jamacyr Mendes, sempre atento em relação a esta coluna, e que focou a questão quanto a um ponto de vista caracterizado no questionamento que ele próprio fez: – “Com o crescimento populacional certamente haverá o aumento no número de veículos automotores, na mesma proporção – por onde circularão estes tantos e tantos novos veículos, se hoje nossas vias já estão estranguladas?”.

Essa observação do leitor Jamacyr Mendes causa, mesmo, bem mais preocupação, cabendo, entretanto, “observar” que esse aspecto para o qual ele chama a atenção, o de “aumento do número de veículos automotores na mesma proporção que o de habitantes”, tal acréscimo faz-se ainda maior! Note-se que em 2010, conforme dados disponibilizados pelo IBGE, João Pessoa contava com 230.820 veículos, e, já em 2020, esse quantitativo cresceu para 416.053 (+ 80%). Repetindo a colocação do leitor, “por onde circularão estes tantos e tantos veículos, se hoje nossas vias já estão estranguladas?”. Nesta mesma linha questionamos/complementamos:

– Vai haver espaço para alargar-se e criar mais faixas na avenida Cruz das Armas?!… Na avenida Vasco da Gama?!… Na Avenida João Machado?!… Na avenida Epitácio Pessoa?!… Na avenida Rui Carneiro?!… Ou construir-se outras vias alternativas a estas citadas?!…

– Também haverá espaço para alargar-se e criar mais faixas na avenida Bôtto de Menezes?!… Na avenida Tancredo Neves?!… Ou construir-se outras vias alternativas a elas?!…

– Se com uma população de 816 mil habitantes João Pessoa já conta com 416 mil veículos automotores e suas principais vias, especialmente nos chamados horários de pico, como disse o leitor Jamacyr Mendes, já estão estranguladas, que funcionalidade e qualidade de vida terá a cidade se alcançar uma população de 1,5 milhão de pessoas?1…

Eis, pois, o porquê temos insistido que um estudo como este atual, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e relativo ao seu novo Plano  Diretor, deveria ser realizado em conjunto com o Governo do Estado, não só porque João Pessoa ainda é a Capital  da Paraíba, mas, sobretudo, para refletir-se sobre medidas eficazes para a interiorização do desenvolvimento do Estado e consequente amenização migratória.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino