Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Parceria leva 32 bibliotecas para comunidades rurais da PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os agricultores familiares e seus filhos estão tendo acesso à leitura e a informação, numa iniciativa que conta com a participação da Emater, Ministério do Desenvolvimento Agrário, prefeituras municipais, associações rurais, escolas do campo, bancos e outras parcerias. Nos dias 14 a 18 de fevereiro foram entregues 32 bibliotecas rurais, através do Programa Arca das Letras, contemplando cinco municípios.

Na oportunidade foram capacitados 64 agentes de leitura, voluntários residentes no campo, que cuidarão das bibliotecas rurais, organizando e promovendo a dinamização dos empréstimos de livros às pessoas residentes nas comunidades.

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ideia é incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros por meio da implantação de bibliotecas rurais em assentamentos da reforma agrária, associações do crédito fundiário, comunidades de agricultura familiar, de remanescentes de quilombos, indígenas, ribeirinhas, pescadores artesanais, ciganos, comunidades negras, comunidades tradicionais, dentre outras que se inserem no âmbito do público da agricultura familiar.

Cada biblioteca tem cerca de 220 títulos obtidos por doação, entre literatura infantil, juvenil e adulta, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), incluindo assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.

Nesta fase atual, a primeira biblioteca foi instalada no Assentamento Baixio, em Riachão, no dia 14 de fevereiro. No dia seguinte foi em Pedras de Fogo, que ganhou duas bibliotecas nas comunidades Bela Rosa e Riacho D’Água, com a participação de 49 pessoas, momento em que também foi realizado o II Encontro de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras com a entrega de materiais de apoio e doações de novos fardamentos aos agentes de leitura e gibitecas às bibliotecas já implantadas naquele município, que já dispõe de 23 bibliotecas rurais.

No dia 16, foi a vez da Comunidade Cachoeiro do Gama, de Matinhas, ganhar sua biblioteca onde participaram 35 pessoas. Já no dia 17 foram entregues 19 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras em Gurinhém. 

Encerrando a programação, no dia 18 aconteceu a entrega de nove bibliotecas rurais em Salgado de São Félix. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes. Em todos os locais aconteceram apresentações culturais, com destaque para grupos folclóricos e bandas filarmônicas locais. As prefeituras promoveram toda a logística referente à mobilização de pessoas e oferta de alimentação para os participantes.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional

15cb227d-9724-47ff-a3e9-040d5893da76

Terezinha e Mônica recebem apoio de 2º colocado na eleição para Reitor em 2020

Roberto Souza

Adriano Galdino referenda convocação do secretário de Educação Roberto Souza: “Não é um convite”

Polícia civil da paraíba

Presa mulher investigada por furto que causou prejuízo de mais de R$ 7 mil à vítima

Terezinha e Mônica

Terezinha e Mônica pedem mais segurança na UFPB, plano diretor e retomada de obras inacabadas

Ruy Carneiro 8,1

Ruy defende construção de novas creches e ampliação de vagas em João Pessoa