Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba sedia evento que vai discutir o SUS diante das violências

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Discutir e entender as violências no SUS e apontar sugestões para enfrentar tais problemas é o objetivo do seminário “O SUS diante das violências: vivências, resistências e propostas”, que acontecerá em João Pessoa. O evento é da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco, com organização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e será no período de 20 a 22 de março, no Espaço Cultural.

A organização do seminário também conta com a parceria do Grupo de Pesquisa de Educação Popular em Saúde, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, com a Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, da Abrasco. As inscrições para o Seminário podem ser feitas no site: www.abrasco.org.br

“A expectativa é que consigamos reunir cerca de 400 pessoas, incluindo representantes de movimentos sociais, associações de classe, profissionais e gestores de saúde, usuários do SUS e público em geral. A ideia é que sejam colocados pontos de vista diferentes para que, no final, haja uma maneira nova de entender e enfrentar o problema das várias formas de violência no SUS”, disse o membro do Grupo de Pesquisa em Educação Popular em Saúde, da UFPB e da Rede de Educação Popular em Saúde e assessor pedagógico do Cefor-PB, Ernande Valentin.

Promover qualificação dos profissionais e monitoramento das formas de violência que chegam às unidades de saúde, em todo estado é uma das ações da Secretaria de Estado da Saúde. Por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis – Ndants, profissionais de saúde dos municípios são qualificados para que façam as notificações das várias formas de violência (contra mulher, criança, adolescente, idoso, morador de rua, índio, negros, etc), no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan. Dessa forma, terá um panorama da situação e, a partir daí, serão traçadas as ações de enfrentamento dessas violências.

Entre 2015 e 2018, foram 9.936 notificações, em todo estado. “É preciso que os profissionais de saúde tenham consciência do seu papel diante das notificações qualificadas, preenchendo as fichas com todas as informações necessárias”, lembrou a chefe do Ndants, Gerlane Carvalho.

Quanto ao Seminário, Gerlane espera que venha contribuir para o enfrentamento destas violências. “Tudo que se discute sobre violência para tentar criar estratégias de enfrentamento é muito bem-vindo”, falou.

De acordo com a programação, o Seminário será aberto oficialmente no dia 20, às 18h e será encerrado no dia 22, também às 18 horas. Durante os três dias de evento, serão realizadas várias discussões, por meio de mesas redondas, rodas de conversa, exposições, sobre o tema da violência no SUS, com a participação de palestrantes do país inteiro, de várias instituições, a exemplo da SES-PB, Fiocruz, UFPB, UERJ, UFRR, UFBA; consultores técnicos do Ministério da Saúde; lideranças comunitárias; médicos da família e estudantes universitários, que vão falar de temas como “o estudante diante das violências nos cenários de práticas de sua formação nos diversos cursos de saúde”.

O Seminário será preparatório para o Abrascão 2018, que ocorrerá no Rio de Janeiro, e para o o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, da Abrasco, que também será na capital paraibana, em setembro de 2019.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente