Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba é o estado mais competitivo do NE e se destaca em infraestrutura e segurança

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Paraíba é o estado mais competitivo da Região Nordeste e o nono estado em relação ao país. O destaque é para a área da Infraestrutura, que subiu da décima quarta Posição para a segunda posição, sendo então o segundo estado brasileiro que mais investe na área.

A Paraíba ainda foi considerada o nono melhor estado do Brasil na área de segurança.

É o que mostra a edição a edição 2018 do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit.

O Ranking 2018 foi lançado nesta sexta-feira (14) na sede da B3, em São Paulo.

Houve queda em pilares relacionados à crise econômica, e em educação e meio ambiente, mas o estado conseguiu recuperar em fatores chave. Desde 2015, o estado deu um salto de seis posições na classificação geral

As melhorias mais relevantes aconteceram nos pilares “Segurança Pública” (de 13º para 9º), devido a evolução da atuação do sistema de justiça criminal, e em “Solidez Fiscal” (de 14º para 11º), puxada pelo sucesso da execução orçamentária. Já na avaliação da “Sustentabilidade Social” o Estado subiu de 16º para 14º, consequência da diminuição de famílias abaixo da linha de pobreza.

As posições mais baixas ocupadas pela Paraíba foram nos pilares de “Capital Humano”, no qual perdeu três posições, devido a diminuição da produtividade do trabalho, assim como na “Eficiência da Máquina Pública” (de 17º para 18º), em razão da baixa pontuação no índice de transparência. No pilar de “Potencial de Mercado” a queda foi de dez posições (de 8º para 18º). O Pilar de Capital Humano e de Potencial de Mercado sofreram grandes oscilações pois são sensíveis à diminuição da atividade econômica e ao desemprego que afetou a Paraíba.

Também houve quedas em “Sustentabilidade Ambiental” (14º para 16º) e “Educação” (de 14º para 15º). No pilar “Inovação”, a Paraíba se manteve na 8ª posição.

Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: http://www.rankingdecompetitividade.org.br/

A situação da Paraíba rendeu ao governador Ricardo Coutinho uma premiação. Acompanhado dos secretários Luís Torres, da Comunicação, Amanda Rodrigues, Finanças, e Livânia Farias, Administração, e da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), o governador Ricardo Coutinho recebeu a premiação na manhã desta sexta-feira (14), em São Paulo.

“A Paraíba subiu no Ranking Nacional de Competitividade. Já somos o nono estado mais competitivo do Brasil e continuamos como primeiro do Nordeste. Viva o Trabalho”, disse o secretário Luís Torres ao comemorar a premiação.

Sobre o Ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave. Disponível em uma plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Sobre o CLP

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que trabalha na formação de gestores públicos para tornar o Estado brasileiro mais democrático e eficiente. Focado no desenvolvimento de lideranças e na conquista de mudanças estruturais para o desenvolvimento do País, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL