Paraíba conquista mais recursos do FPE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Plenário do Senado aprovou o substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT-BA) que regulamenta o cálculo, a entrega e o controle das liberações dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Assim, a Paraíba ganha 0,05% a mais desses recursos. De acordo com o Tesouro Nacional, o estado recebeu R$ 2,3 bilhões do FPE. A união da bancada  no Senado – Cássio Cunha Lima, Vital do Rego e Cícero Lucena – garantiu um resultado favorável para a Paraíba.
 

 
O senador Cássio pediu desculpas pela elevação do tom de voz, mas conclamou seus colegas a usarem o bom senso e não aprovarem a emenda 17 apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que destinaria menos recursos para o estado paraibano e foi rejeitada por 38 votos a 29. “Não podemos aprovar uma medida que retire um centavo sequer da Paraíba, que ocupa a 24ª posição entre os estados que recebem o Fundo de Participação dos Estados (FPE)”. Governador por duas vezes, Cássio garantiu que em suas duas passagens pelo cargo o Fundo de Participação dos Estados (FPE) representava praticamente a metade das receitas estaduais.
 
“Provavelmente em estados como Paraná e São Paulo, essas receitas não chegam a 2% da participação. Portanto, não faz sentido, não tem lógica nenhuma qualquer tentativa de mudança desses parâmetros diante de uma visão de brasilidade. Neste instante, estamos discutindo uma proposta de unificação de alíquotas de ICMS que é absolutamente inaceitável e colocaria uma pedra em qualquer processo de desenvolvimento da nossa região”.
 
DADOS – O FPE, por determinação constitucional, transfere aos estados 21,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em 2010, esses recursos somaram R$ 39 bilhões, o equivalente a 1,1% do PIB. O objetivo é equalizar a capacidade financeira dos que têm menor capacidade de arrecadar impostos e as regiões mais desenvolvidas do país.
 
O senador relembrou a época da Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, quando o grande debate era a busca de um país mais equilibrado e preservando instrumentos para adquirir uma “talvez utópica igualdade”. Ele apontou os fundos de participação dos estados e municípios como instrumentos criados para tentar diminuir as disparidades regionais.
 
Durante a sessão desta quarta-feira, o senador Cássio Cunha Lima ressaltou que o Senado não compreende o País com a multiplicidade de realidades econômicas e sociais que possui. “O Senado se distancia daquilo que está preconizado na nossa Constituição como uma cláusula pétrea que é a busca incessante pelo fim das desigualdades e disparidades regionais”, argumentou.
 
Cássio se colocou a favor de uma emenda apresentada pelo senador Agripino Maia, que substituía o critério da renda per capita pelo PIB per capita do estado. “A minha divergência em relação ao relator Walter Pinheiro é a confiabilidade dos dados da redistribuição. É muito simples. O que á mais confiável? A coleta de dados por amostragem feita pelo IBGE que exclui domésticos, pensionistas coleta ou é uma coisa consagrada, respeitada, discutida, chamada Produto Interno Bruto?”, defendeu o senador potiguar. A proposta, no entanto, foi rejeitada no plenário, por 47 votos contra e 18 a favor.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

kemerson

Família procura por jovem desaparecido em Campina Grande; desespero aumenta com fake News

WhatsApp_Image_2025-01-12_at_22.07.19

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios

conab

Conab define banca para novo concurso; João Pessoa terá locais de prova

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande