Para cobrar ações de infraestrutura, Zé da Buraqueira é levado à Câmara

Alertar o poder público sobre a necessidade de atender as demandas da população e conscientizar os cidadãos a respeito da importância de reivindicar os seus direitos. Com esse objetivo, Edmílson Soares de Lima, morador do Bairro de Cruz das Armas, criou o personagem "Zé da Buraqueira", que visitou ontem de manhã a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para divulgar e pedir apoio para suas ações.
 
Incomodado com o grande número de buracos resultantes de obras inacabadas de esgotamento sanitário em seu bairro, Edmílson inspirou-se no personagem "João do Buracão", do Rio de Janeiro – que ganhou repercussão nacional através da mídia –, e resolveu criar "Zé da Buraqueira" para chamar a atenção das autoridades públicas locais para a necessidade de resolver o problema. “Todas as vezes que "Zé da Buraqueira" foi utilizado para reivindicar o conserto de buracos, calçamento de rua e outras demandas da comunidade, as solicitações foram atendidas”, garante Edmílson.
 
Após o sucesso da iniciativa, que teve início em maio de 2009, o personagem passou a ser requisitado por várias associações de bairros e cidadãos interessados em cobrar ações de governo. “Zé da Buraqueira já passou por vários bairros de João Pessoa e outros municípios da Paraíba. Onde houver solicitação, ele estará”, assegurou o criador.
 
“Ele também já foi utilizado em campanhas educativas para conscientizar a população a respeito da importância do uso da faixa de pedestre, da realização de coleta seletiva, do combate à dengue, entre outras, e abraçou outras causas como a luta pela não-violência contra a mulher”, informou Edmílson.
 
O personagem foi levado a plenário através da solicitação do vereador Zezinho Botafogo (PSB), que destacou a importância de iniciativas como essa para o bom exercício da cidadania. “Atitudes como esta mostram como é importante a participação popular para cobrar ações efetivas do poder público. Zé da Buraqueira já serviu para que diversas solicitações da população fossem atendidas”, reforçou o parlamentar.
 
Devido à grande demanda para a utilização de "Zé da Buraqueira", Edmílson decidiu criar "Chiquita Entulho da Buraqueira". “Chiquita nasceu da necessidade de ajudar o companheiro Zé, que estava com muita demanda”, esclareceu Edmílson. “E ela está grávida. Em breve teremos também Chiquinho do Buraquinho”, avisou.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.