Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Palavra de Vida Eterna

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O anúncio que a Igreja se propõe a fazer aos homens de todas as épocas deriva-se do encontro com a Pessoa de Jesus Cristo, Palavra que veio de Deus e que se faz presente no meio de nós. Esta Palavra, real e transformadora, traz o sentido de eternidade, ela não é qualquer palavra, ela é o próprio Deus encarnado nas entranhas da humanidade. Sem ela, o homem não se reabre ao mistério amoroso de Deus.

O anúncio da Palavra de Deus, isto é, da própria Pessoa de Jesus, descortina a grande novidade da revelação bíblica: Deus Se dá por conhecido no diálogo, Deus dialoga nos salvando! Na Constituição Dogmática “Dei Verbum”, número 02, do Concílio Vaticano II, encontramos essa ilustração dialógica salvadora de Deus: “Deus invisível na riqueza do seu amor fala aos homens como a amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão com Ele”. Portanto, cabe ao esforço missionário da Igreja continuar a levar essa novidade, de que Deus se inclina a todos os homens, e o faz pela via do diálogo, da escuta atenta de Sua Palavra e por meio da vivência existencial dos sacramentos.

Celebrar a Palavra de Deus na liturgia e na vida do mundo não significa celebrar acontecimentos do passado, mas trata-se de estender a relação vital que acontece na vida daqueles que escutam essa Palavra, e essa relação não se limita ao privado da alma do fiel, mas deve ser comunicada às estruturas sociais. Obviamente que o lugar privilegiado da Palavra de Deus é a liturgia. A Igreja é a casa da Palavra. Mas sabemos também que essa mesma Palavra deve permear a vida eclesial, deve encher a pastoral do sentido de eternidade. A Palavra de Deus fala-nos das coisas do céu que já podem ser vivenciadas na terra. Certa vez, o Apóstolo Pedro confessou Jesus, a Palavra encarnada do Pai, como Aquele que tem as palavras que nos levarão ao céu: “A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna!” (Jo 6,68). Com o testemunho dos santos, a interpretação das Sagradas Escrituras torna-se mais esclarecida, pois eles foram homens e mulheres que se deixaram plasmar pela Palavra de Deus, e devemos entrar nas suas escolas, pois se trata de “(…) um caminho seguro para efetuar uma hermenêutica viva e eficaz da Palavra de Deus” (Verbum Domini, 49, de Bento XVI). Que Nossa Senhora, a Mulher que gerou o Verbo da Vida, nos ensine a escutar atentamente a Palavra de Deus e a pô-la em prática, com alegria.

 

Dom Manoel Delson

Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais