Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paciente de 99 anos recebe alta do Hospital Prontovida após vencer Covid

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um dia de esperança e felicidade. Assim ficou marcada esta quarta-feira (23) na história do Hospital Prontovida, que deu alta médica ao paciente Francisco Barbosa de Figueiredo, de 99 anos, após 15 dias internado com Covid-19. Na saída da unidade hospitalar, o idoso foi acolhido com muito carinho pelos seus familiares e profissionais do serviço.

Entre os familiares que foram receber o idoso, estavam filhas, genros e uma neta. Uma das filhas, Berenice Vieira, comemorou o momento com muita alegria e gratidão. “É um momento muito especial e só tenho a agradecer a Deus e a equipe do Prontovida, que cuidou tão bem do meu pai todos esses dias. Ano passado perdi um irmão, que tinha 65 anos de idade, mas o meu pai, com quase 100 anos, venceu a Covid”, disse.

O idoso deu entrada no Prontovida no dia 8 de fevereiro em estado grave, após ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina. Ele chegou ao hospital intubado e só foi extubado uma semana após o início da internação na unidade hospitalar.

“O principal agravante para o senhor Francisco é a idade dele, mas o que o ajudou é que ele está vacinado com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Antes, a maioria dos pacientes mais idosos e em estado grave não conseguia se recuperar. Hoje, após a vacinação, já podemos devolvê-los a suas famílias”, destacou Andréia Fumagalli, médica intensivista e coordenadora da UTI do Hospital Prontovida.

A médica explicou ainda que Francisco Figueiredo continuará sendo atendido e acompanhado, em sua residência, pelos profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar, que auxiliarão na recuperação do paciente.

Para o diretor técnico do Prontovida, Humberto Arcoverde, a alta de pacientes graves e idosos é uma vitória coletiva. “Estamos seguindo todos os protocolos e fazendo tudo que está ao nosso alcance, por meio de nossa equipe multidisciplinar. Dessa forma, conseguimos ter bons resultados, a exemplo da redução na mortalidade dos pacientes nos últimos meses”, afirmou.

Serviço – Desde o dia 3 de fevereiro, o Hospital Prontovida voltou a atender, exclusivamente, casos de Covid-19, sendo referência para esse tipo de assistência na Capital. O atendimento é realizado via regulação. Ou seja, é necessário que o paciente seja encaminhado por uma UPA ou outra unidade hospitalar.

O Prontovida conta, atualmente, com 80 leitos, sendo 40 de UTI e 40 de enfermaria, além de farmácia, central de abastecimento, laboratório, radiologia, copa, refeitório e sala de repouso. O serviço tem disponibilidade para a realização de exames laboratoriais e radiografias. O hospital também possui toda estrutura de respiradores, ventiladores, monitores, além de aparelhos para a reanimação de pacientes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

caminhao tombamento catingueira

Caminhão sai da pista e tomba na BR-361, no Sertão da Paraíba

plastic premium

Cirurgias reparadoras pós-bariátrica: para quem são indicadas e quais as mais comuns

Chuva-e-transito-Epitacio-Pessoa_120613NalvaFigueiredo-02-scaled

Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para João Pessoa e outros 24 municípios paraibanos

padre-egidio

Audiência de instrução do caso Padre Zé é adiada mais uma vez

12-07-2024-contrato-canva1

MPPB ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito, seu filho e três servidores públicos

WhatsApp Image 2024-07-12 at 12.25.35

Mônica Sousa, a inspiração da Turma da Mônica, estreia no Imagineland 2024 em João Pessoa no dia 28

Os Três Porquinhos (2)

Arretado Produções lança Projeto “Aqui e Ali tem Teatro” em parceria com o Colégio Interactivo

shutterstock_388657213

Em um ano, MPPB atuou em 7,8 mil processos para proteger crianças e adolescentes

Brasil-Paraiba-Joao-Pessoa-Praia-de-Tambau-2

Praias da Grande João Pessoa estão próprias para banho durante fim de semana

PM Gate

Operação interestadual prende líder criminoso em João Pessoa