Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Orquestra de Câmara comemora aniversário da Estação e de JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa realiza nova apresentação hoje, no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano Cabo Branco. O concerto faz parte das comemorações do aniversário de 424 anos da cidade de João Pessoa e de um ano da Estação Cabo Branco. A entrada é aberta ao público e a apresentação será às 18h00.

O maestro regente da orquestra, Gustavo De Paco de Gea, fará apresentação dos instrumentos das famílias das cordas, dos metais, madeiras, percussão e teclado. A primeira peça a ser executada será uma suíte de "Dom Quixote", de autoria de G. Telemann. No segundo momento, será apresentada uma peça popular de Ernesto Nazareth (Odeón), com execução dos instrumentos da família das madeiras. Na sequência, haverá apresentação dos instrumentos da família dos metais com a peça ‘Fanfarra Olímpica’, de J. Williams.

Logo após acontece a apresentação da percussão com o ‘Galope’, no estilo cantoria, de autoria de Guerra Peixe. Em seguida, apresentação do teclado com execução da peça ‘Cipó Branco’ (Cussy de Almeida), da música tema do Fantasma da Ópera (A. Webber), além de ‘Hey Jude’ (Lennon e Mc Cartney), e temas do filme Missão Impossível (L. Schiffin) e da seleção brasileira com xotes de Luiz Gonzaga.

O programa ‘Concerto na Estação’ vem sendo realizado desde o ano passado com o objetivo de proporcionar ao público, a cada dois meses, um momento de lazer e cultura com apresentação da Orquestra de Câmara de João Pessoa, executando músicas de qualidade, com um repertório variado que vai do clássico ao popular.

Para o Diretor Geral da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, Fernando Abath, "esse programa tem alcançado uma excelente repercussão da sociedade pessoense, pois vem despertando o interesse pela música erudita bem como representando um fator de inclusão social"

A orquestra – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP) foi criada no ano de 2001, por iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura do Município, com recursos provenientes da então Lei Viva Cultura, hoje Fundo Municipal de Cultura (FMC). Ela está vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e, mesmo tendo surgido há apenas seis anos, se estabelece como um espaço importante no processo de formação de instrumentistas. A OCCJP é composta por jovens com idade variando entre 16 e 25 anos de idade e vem desenvolvendo uma música de alto nível e cumprindo papel fundamental no fomento à cultura.

Durante todo o ano, a orquestra realiza concertos dentro de vários projetos, a exemplo dos ‘Concertos Didáticos’, que contribui para proporcionar a elevação do nível cultural de professores e alunos da rede municipal de ensino, promovendo o acesso à música e despertando o interesse pela busca de uma educação musical. Tem ainda o ‘Concerto da Estação’, que leva um repertório que varia do clássico ao popular, no auditório central da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, aberto ao público.

Outro projeto desenvolvido pela orquestra são os ‘Concertos Comemorativos’, que rendem homenagem a datas como Natal, Ano Novo, Semana Santa e Nossa Senhora das Neves. Além dos ‘Concertos Oficiais’, em que jovens músicos desenvolvem seus conhecimentos artísticos através de um repertório especialmente escolhido para tal fim, e os ‘Concertos Internacionais’, que contam com a participação de regentes e solistas estrangeiros, com o objetivo de proporcionar troca de experiências entre músicos.

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa é um espaço da prática musical em conjunto contribuindo para a preparação artístico profissional de jovens músicos, que além de darem continuidade à formação musical, adquirem experiência para, no futuro, compor orquestras profissionais.

SERVIÇO:

CONCERTO: Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa

Quarta-feira (5)

Hora: 18h00

Local: Auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizado na Avenida João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco.

A entrada é aberta ao público.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União

jorgeca

“Jorge da Capadócia”, primeiro filme mundial sobre São Jorge, entra em cartaz

feretroagassiz (1)

Família, amigos e autoridades se despedem de Agassis Almeida durante velório

sergioqueoroz (1)

Apesar de aceitar vice, Sérgio comenta eventual escanteio e garante que não aceita polarização

micheleramalhofpf (1)

Presidente da FPF organiza encontro entre OAB Nacional e CBF

Centro-Administrativo-pb-640x388

Pagamento dos salários de abril dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

daniellafatima (3)

Liderança feminina é tema de painel que reúne senadora, advogadas e desembargadora

dinheiro-ab

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário