Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Operação inédita de exportação de açúcar pelo Porto de Cabedelo deve acontecer nos próximos dias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma operação inédita está prestes a acontecer no Porto de Cabedelo, onde a Japungu Agroindustrial, com sede em Santa Rita, está programada para exportar 20 mil toneladas de açúcar demerara nos próximos dias. Serão dois embarques de 10 mil toneladas. O destino final desse açúcar são países da África Central, marcando um momento histórico, já que, até o momento, o Porto de Cabedelo não tinha experiência com a exportação do produto. Essa iniciativa pode abrir novas possibilidades de rota para a exportação de açúcar, desviando da rota tradicional que envolve o Porto de Recife e Suape.

Com um processo contínuo de manutenção das condições de logística a serem comprovadas, inclusive de batimetria, manobras e agilidade para novos embarques, poderão haver outros embarques futuros pelo Porto de Cabedelo.

Este marco representa não apenas uma oportunidade de expansão para a Japungu Agroindustrial, mas também uma conquista significativa para todas as empresas produtoras no estado da Paraíba no cenário de exportação de açúcar. No ano passado, as empresas do estado exportaram cerca de 13 mil toneladas do produto por outros portos. Em 2023, já houve exportação de 35.260 toneladas de açúcar produzido na Paraíba.

É importante destacar que as operações no mercado internacional exigem estritos padrões de qualidade, garantindo que o açúcar produzido na Paraíba atenda a todas as exigências e normas internacionais.

O sucesso dessa operação é respaldado pela experiência e confiabilidade do operador logístico Marlog, que possui um histórico sólido no setor, assim como a Receita Federal, a Companhia Docas da Paraíba, o OGMO (órgão gestor de mão de obra portuária), transportadores e trabalhadores envolvidos.

O Porto de Cabedelo representa uma quebra de paradigma tanto em termos logísticos quanto no contexto da expansão das atividades de exportação na Paraíba. Essa conquista vem após investimentos significativos por parte do Governo da Paraíba, que incluíram reformas nos armazéns e a dragagem do porto. Essas melhorias permitirão a chegada de navios de até 55 mil toneladas, uma vez que as obras de dragagem aprofundaram o canal de entrada do porto, tornando-o acessível a embarcações de maior porte.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

enchenters

Governo anuncia suspensão da dívida do RS com União por 3 anos

joaojunior (1)

Festival em João Pessoa quer mostrar que hambúrguer “não é tudo igual”

magistrado

Aumento a magistrados pode custar 4 vezes o estimado para reerguer o RS

Nilvan ferreira 10

Vídeo com IA cria declaração falsa de Nilvan em apoio a Alvino; veja

43be07c6-a9a0-4bcd-99d3-57a09caca838 (1)

João Azevêdo vai a Campina Grande nesta terça anunciar investimentos nas festas juninas

José Roseno Neto

Morre em João Pessoa o procurador de Justiça José Roseno Neto

emersonpanta

Panta envia projeto à Câmara para privatizar serviços em Santa Rita e oposição recorre ao MPPB

kiusantiago

Kiu Santiago se une a Paulo Maia na eleição da OAB-PB; veja

Blockchain

Blockchain no mercado imobiliário: O que é e como funciona o novo Sistema de Governança e Registro

Super 8 paraibanos

Bertrand Lira apresenta curtas paraibanos em Nova York