Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Operação Cartola: Gaeco reconhece a prescrição de penas de dois acusados no caso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Promotores do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), sob o comando do promotor de justiça Octávio Paulo Neto, em manifestação ao Juízo de Direito da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, reconhecem a prescrição de penas de dois acusados no caso da Operação Cartola.

De acordo com o documento, o Gaeco informa que não se opõe aos pedidos apresentados pelos réus Breno Morais Almeida e José Araújo da Penha, sobre o reconhecimento da prescrição das penas.

Já os promotores destacam que “no que diz respeito aos embargos declaratórios apresentados por Jose Maria de Lucena Netto e Josiel Ferreira da Silva, não há interesse subjacente na concessão do benefício da suspensão condicional do processo, tendo em vista que, diante da prolação da sentença de mérito, pode-se verificar o transcurso do prazo prescricional entre os marcos do recebimento da denúncia e da prolação da decisão de mérito. Considerando que foi fixada a pena de 01 ano de reclusão e 10 dias-multa para o réu, isto atrai, inexoravelmente, a prescrição da pretensão punitiva em concreto, conforme decidido pelos tribunais superiores”.

A ‘Operação Cartola’, feflagrada depois de oito meses de investigação, apura crimes referentes à suposta manipulação de resultados de jogos do Campeonato Paraibano de Futebol. Ao menos 80 pessoas foram investigadas pela Polícia Civil e estariam ligadas ao esquema. As fraudes dos resultados dos jogos teriam sido cometidas por uma organização com integrantes da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba (CEAF), Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB), dirigentes de clube de futebol profissional da Paraíba e árbitros.

Nessa Ação Penal foram denunciados pelo Ministério Público da Paraíba 17 pessoas, acusadas de exercerem, junto à entidade desportiva Botafogo Futebol Clube, de maneira organizada, condutas fraudulentas para obter vantagem econômica e manipular resultados de jogos. Figuram como réus Amadeu Rodrigues da Silva Júnior, Breno Morais Almeida, Lionaldo dos Santos Silva, Marinaldo Roberto de Barros, José Renato Albuquerque Soares, Severino José de Lemos, Genildo Januário da Silva, Adeilson Carmo Sales de Souza, Antônio Carlos da Rocha, Antônio Umbelino de Santana, Eder Caxias Meneses, Francisco de Assis da Costa Santiago, João Bosco Sátiro da Nóbrega, José Maria de Lucena Netto, Tarcísio José de Souza, Josiel Ferreira da Silva e José Araújo da Penha.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp Image 2024-07-23 at 18.03.33

Agência Francesa: Cícero e Dinho assinam termo para empréstimo de 55 milhões de euros

In this photo illustration being displayed one hundred and two hundred reais bills and a one reais coin highlighted. The Real is the current money in Brazil.

Pesquisa revela que 40% dos paraibanos estão inadimplentes

Mariana-Thomaz

Pena de Johannes Dudeck é aumentada para 34 anos e seis meses

Corrida-do-Bob-Esponja-acontecera-no-dia-28-de-jul0017396700202407150610-3

Imagineland 2024 terá ônibus gratuito para transporte do público, em João Pessoa

aaaa

Criança de 4 anos morre atropelada por caminhão após descer de van, na rodovia PB-073

1280x962-20230626174815-Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Inscrições para processo seletivo do Prouni começam nesta terça

Foto - Cofeci Refoma Tributária Comissão

Reforma tributária: Presidente do Cofeci celebra conquista histórica

Gervásio e o prefeito de Mataraca, Egberto Madruga

Gervásio Maia participa de reunião na Sudene e destaca aprovação de financiamento

João Pessoa empregos

Ministério do Turismo inclui João Pessoa e Campina entre as Cidades Criativas do Brasil

OAB, vaga de desembargador

OAB-PB registra 21 candidaturas nas eleições para desembargador do TJ; confira a lista