Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Onze cidades paraibanas realizam cadastramento biométrico

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Onze municípios fizeram o recadastramento biométrico de mais de 2/3 do eleitorado (mais de 66%), até a última semana de 2013. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Outras seis cidades recadastraram mais da metade do seu eleitorado, enquanto duas não ultrapassaram os 45% dos eleitores. No total, o TRE-PB fez o recadastramento biométrico de um pouco mais da metade dos eleitores paraibanos, 495.148 eleitores (55,4% do total). Os eleitores têm até março para regularizar a situação.

Conforme o balanço do TRE-PB, os municípios de Boa Vista, Massaranduba, Capim, Emas, Catingueira e Aguiar já recadastraram mais de 80% do seu eleitorado. Já as cidades Lagoa Seca, Serra da Raiz, Cuité de Mamanguape, Itapororoca e Igaracy têm mais de 70% dos seus eleitores recadastrados na biometria. Das cidades que atingiram mais de 2/3 dos eleitores, a que recadastrou o maior número de pessoas foi Massaranduba, com 8.936 eleitores, quase que 90% do total.

A Capital foi a cidade que mais teve recadastramento biométrico em números absolutos, um total de 259.541 eleitores, que representa um pouco mais da metade dos cadastramentos (52,42%). Porém, ainda faltam 46% dos eleitores pessoenses fazerem a atualização do título com a identificação das impressões digitais. Campina Grande é a segunda cidade com maior número absoluto de atualizações, 140.156, mas em porcentagem recadastrou apenas 50,3% do seu eleitorado.

A cidade que menos recadastrou foi Nova Olinda, que não conseguiu nem atingir um terço do seu eleitorado. Até ontem, apenas 1.538 pessoas fizeram a atualização, o que representa 30,4% do total. A segunda cidade que menos recadastrou foi Mataraca, com 2.861 recadastramentos, apenas 44,6% do eleitorado. As pessoas que não fizeram a atualização do título têm até o dia 21 de março para regularizar a situação. Quem não fizer a atualização do título não poderá votar nas eleições deste ano.  

Os eleitores de Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes já participaram do recadastramento biométrico em anos anteriores, conforme informou o TRE-PB.

Cadastro sem agendamento

Todos os postos de recadastramento biométrico em João Pessoa estarão atendendo aos eleitores, amanhã, sem a necessidade de agendamento pela internet. Para melhor atender ao eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) fará distribuição de duas mil fichas, que serão entregues no local, por ordem de chegada.

Serão distribuídas 500 fichas para a Cenatel (Fórum Eleitoral); 400 para o NATU (no bairro José Américo); 400 para a sede do TRE-PB; 350 para a Casa da Cidadania do Manaíra Shopping; e 200 para a Subprefeitura de Mangabeira. Apenas a Casa da Casa da Cidadania de Mangabeira atenderá exclusivamente aqueles que já estão agendados, uma vez que todas as vagas disponíveis para o dia foram preenchidas com a abertura de vagas para agendamento pela internet no último dia 30.

“Nosso objetivo é ter um melhor controle de acordo com a capacidade de atendimento de cada local, considerando que os agendamentos também serão atendidos”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação, Leonardo Lívio Ângelo Paulino. Além destes, o Procon Estadual, onde o atendimento espontâneo já é realizado, serão disponibilizadas mais 150 fichas extras para os eleitores que comparecerem na próxima segunda.

Quem preferir agendar a vaga pela Internet, o secretário informa que há ainda mais de mil vagas disponíveis para a segunda-feira. “O eleitor pode acessar ao longo deste final de semana, normalmente, o Sistema de Agendamento da Biometria, disponível na página do Recadastramento Biométrico (http://apps.tre-pb.jus.br/AgendaBiometria/publico/principal.jsp), no site do TRE-PB e preencher o formulário.

O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, disse que o acréscimo somente foi possível pelo reforço da equipe e para melhor atender os eleitores neste período de recesso e férias. “A procura permanece crescente e temos que nos desdobrar para acompanhar a rotina do eleitor e alcançar a meta até o final do prazo, em 21 de março”, destacou o presidente, revelando preocupação em manter o esforço concentrado dos últimos dias.

o atendimento espontâneo, por ordem de chegada, acontece das 8h às 17h em todos os locais divulgados para a Capital, e em Campina Grande, no Fórum Eleitoral, no bairro da Liberdade, e no Museu Vivo, no Açude Novo. Leonardo Lívio reiterou que é “obrigatória a convocação aos eleitores dos municípios onde acontece o recadastramento biométrico”, alertando o Secretário de TI do TRE-PB que todos os interessados devem evitar o risco de ter o título cancelado.


Correio da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

BPTran

Líder de facção criminosa de cidade em Pernambuco é preso na Paraíba

Sabadinho Bom, mulheres

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão