Onze cidades paraibanas realizam cadastramento biométrico

Onze municípios fizeram o recadastramento biométrico de mais de 2/3 do eleitorado (mais de 66%), até a última semana de 2013. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Outras seis cidades recadastraram mais da metade do seu eleitorado, enquanto duas não ultrapassaram os 45% dos eleitores. No total, o TRE-PB fez o recadastramento biométrico de um pouco mais da metade dos eleitores paraibanos, 495.148 eleitores (55,4% do total). Os eleitores têm até março para regularizar a situação.

Conforme o balanço do TRE-PB, os municípios de Boa Vista, Massaranduba, Capim, Emas, Catingueira e Aguiar já recadastraram mais de 80% do seu eleitorado. Já as cidades Lagoa Seca, Serra da Raiz, Cuité de Mamanguape, Itapororoca e Igaracy têm mais de 70% dos seus eleitores recadastrados na biometria. Das cidades que atingiram mais de 2/3 dos eleitores, a que recadastrou o maior número de pessoas foi Massaranduba, com 8.936 eleitores, quase que 90% do total.

A Capital foi a cidade que mais teve recadastramento biométrico em números absolutos, um total de 259.541 eleitores, que representa um pouco mais da metade dos cadastramentos (52,42%). Porém, ainda faltam 46% dos eleitores pessoenses fazerem a atualização do título com a identificação das impressões digitais. Campina Grande é a segunda cidade com maior número absoluto de atualizações, 140.156, mas em porcentagem recadastrou apenas 50,3% do seu eleitorado.

A cidade que menos recadastrou foi Nova Olinda, que não conseguiu nem atingir um terço do seu eleitorado. Até ontem, apenas 1.538 pessoas fizeram a atualização, o que representa 30,4% do total. A segunda cidade que menos recadastrou foi Mataraca, com 2.861 recadastramentos, apenas 44,6% do eleitorado. As pessoas que não fizeram a atualização do título têm até o dia 21 de março para regularizar a situação. Quem não fizer a atualização do título não poderá votar nas eleições deste ano.  

Os eleitores de Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes já participaram do recadastramento biométrico em anos anteriores, conforme informou o TRE-PB.

Cadastro sem agendamento

Todos os postos de recadastramento biométrico em João Pessoa estarão atendendo aos eleitores, amanhã, sem a necessidade de agendamento pela internet. Para melhor atender ao eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) fará distribuição de duas mil fichas, que serão entregues no local, por ordem de chegada.

Serão distribuídas 500 fichas para a Cenatel (Fórum Eleitoral); 400 para o NATU (no bairro José Américo); 400 para a sede do TRE-PB; 350 para a Casa da Cidadania do Manaíra Shopping; e 200 para a Subprefeitura de Mangabeira. Apenas a Casa da Casa da Cidadania de Mangabeira atenderá exclusivamente aqueles que já estão agendados, uma vez que todas as vagas disponíveis para o dia foram preenchidas com a abertura de vagas para agendamento pela internet no último dia 30.

“Nosso objetivo é ter um melhor controle de acordo com a capacidade de atendimento de cada local, considerando que os agendamentos também serão atendidos”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação, Leonardo Lívio Ângelo Paulino. Além destes, o Procon Estadual, onde o atendimento espontâneo já é realizado, serão disponibilizadas mais 150 fichas extras para os eleitores que comparecerem na próxima segunda.

Quem preferir agendar a vaga pela Internet, o secretário informa que há ainda mais de mil vagas disponíveis para a segunda-feira. “O eleitor pode acessar ao longo deste final de semana, normalmente, o Sistema de Agendamento da Biometria, disponível na página do Recadastramento Biométrico (http://apps.tre-pb.jus.br/AgendaBiometria/publico/principal.jsp), no site do TRE-PB e preencher o formulário.

O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, disse que o acréscimo somente foi possível pelo reforço da equipe e para melhor atender os eleitores neste período de recesso e férias. “A procura permanece crescente e temos que nos desdobrar para acompanhar a rotina do eleitor e alcançar a meta até o final do prazo, em 21 de março”, destacou o presidente, revelando preocupação em manter o esforço concentrado dos últimos dias.

o atendimento espontâneo, por ordem de chegada, acontece das 8h às 17h em todos os locais divulgados para a Capital, e em Campina Grande, no Fórum Eleitoral, no bairro da Liberdade, e no Museu Vivo, no Açude Novo. Leonardo Lívio reiterou que é “obrigatória a convocação aos eleitores dos municípios onde acontece o recadastramento biométrico”, alertando o Secretário de TI do TRE-PB que todos os interessados devem evitar o risco de ter o título cancelado.


Correio da Paraíba

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.