Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ong Transparência Brasil destaca atuação de Ruy Carneiro na ALPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em apenas dois anos de atuação na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado Ruy Carneiro (PSDB) foi considerado, pela Ong Transparência Brasil, o quarto parlamentar mais atuante. A organização considera a produção legislativa mais relevante. Ruy Carneiro apresentou 14 projetos de lei, entre eles está o que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), aprovado na semana passada e que configura como um passo importante na defesa do meio ambiente.

A meta da Lei de Política Estadual de Mudanças Climáticas é estabelecer o compromisso da Paraíba frente ao desafio das mudanças climáticas globais que superam as dimensões de um problema ambiental. “Muitas vezes, o discurso sobre mudanças climáticas fica no campo da ciência, de uma maneira muito fechada. A gente precisa ter a humildade de saber que existe uma barreira sobre o tema, a qual precisa ser superada. Foi por isso que, junto com a sociedade civil organizada, pensei na  Política Estadual de Mudanças Climáticas”, justifica o deputado ao comentar sobre a lei.

Ruy Carneiro, enquanto esteve à frente da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer, também deu contribuições significativas para as atividades legislativas. Foram de Ruy Carneiro várias leis que colocaram a Juventude, o Esporte e o Lazer, vistos como direito de todos, elementos de inclusão e de fortalecimento da cidadania. O Bolsa Atleta, por exemplo, houve um aumento significativo  de 52,4%, na gestão de Ruy, beneficiando centenas de atletas. Além disso, Ruy modificou os critérios do benefício, dando mais transparência ao processo de inscrição e seleção.

Nessa mesma linha esportiva, Ruy criou o Faz Esporte – uma Lei  de Incentivo ao Esporte Amador, via federações esportivas, que  autoriza a captação junto a contribuintes de ICMS, em situação regular com o Tesouro Estadual, patrocínio até o valor indicado pela Comissão de Avaliação do Faz Esporte – Cafaz. Ruy Carneiro também incentivou e montou o Conselho Estadual da Juventude, dando total apoio e resgatando  o protagonismo juvenil.  Não foi à toa que mais de 300 jovens de todo o Estado de mais de 80 entidades do movimento juvenil  participaram das plenárias para compor o Conselho.

“A gente pode afirma, com certeza e veemência, que a Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer teve seu verdadeiro marco na administração de Ruy Carneiro. Foi com Ruy que a juventude, o esporte e o lazer alcançaram espaços verdadeiramente inclusivos e se afirmaram como direitos sociais e pressupostos de cidadania. Foram tratados, sem sombra de dúvida, como políticas públicas que permeiam os aspectos de desenvolvimento humano”, destacou o jovem José Antonio Barbosa.

Antinepotismo – Falando em atividade legislativa, não se deve esquecer a luta do deputado Ruy Carneiro para acabar com o nepotismo na administração pública do Estado.  A Paraíba foi o primeiro Estado a fazer valer uma lei antinepotismo –a lei 8.124, fruto da Medida Provisória 44, de 14 de novembro de 2006. Depois de dois anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a 13ª Súmula Vinculante da Corte, que veda o nepotismo nos Três Poderes, no âmbito da União, dos Estados e dos municípios. O dispositivo tem de ser seguido por todos os órgãos públicos e, na prática, proíbe a contratação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público. A súmula também veda o nepotismo cruzado, que ocorre quando dois agentes públicos empregam familiares um do outro como troca de favor.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço

ALPB 31

ALPB define nova data para audiência com Pollyanna Loreto e oposição questiona ausência

Glicério Feitosa, candidato do NOVO a prefeito de Bayeux

Glicério Feitosa cita “péssima” gestão de Luciene e indecisos para vencer eleições em Bayeux

Polícia civil, viaturas, central

Operação da PC prende ‘contadora’ do tráfico em João Pessoa e cumpre mandados de busca no sertão

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado