Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Obras de drenagem na comunidade Riachinho serão iniciadas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assina nesta segunda-feira (21), às 9h, a Ordem de Serviço para as obras de drenagem na Comunidade Riachinho, no Bairro Treze de Maio. Os serviços serão concentrados na Avenida Desembargador Botto de Menezes, local onde acontecerá a solenidade. O investimento nas obras é de cerca de R$ 650 mil e a previsão para a conclusão é de 60 dias. Essa intervenção faz parte do conjunto de ações que a prefeitura anunciou para dar solução aos problemas de infraestrutura na comunidade Riachinho.

Para a execução do serviço será necessária a interdição da via. No local será feita a troca da tubulação existente no Rio Riachinho, que corta a Avenida Boto de Menezes. Atualmente a drenagem é feita através de um bueiro duplo tubular de 1.000 mm, construído na década de 1950, cuja vazão atendia as necessidades da época. O secretário de Infraestrutura, Hermes Felinto, explicou que com a ocupação imobiliária, as áreas de vegetação (áreas de infiltração das águas de chuva) foram substituídas por áreas pavimentadas e edificadas (áreas impermeáveis), o que acarretou o aume nto do volume de água.

“O bueiro existente ficou sub-dimensionado, ocasionando assoreamento de mais de 60% de sua seção, principalmente em dias chuvosos, ocasionando alagamento em várias residências em seu entorno e transbordamento na Avenida Boto de Menezes, sendo agravado pelos restos de vegetação trazidos pela correnteza e o lançamento de lixo no leito do rio ou nas suas proximidades”, disse.

Segundo ele, o bueiro existente será substituído por outro com tubos de dimensões maiores. “O novo bueiro vai atender a vazão da água em questão e atenuar o problema do alagamento na comunidade ribeirinha. Feitos os cálculos, chegou-se a um bueiro triplo tubular com diâmetro de 1.500mm. Nunca é demais solicitar à população que não jogue lixo nos rios para evitar transtornos como o que vimos recentemente no local”, explicou.

Associado aos serviços de drenagem, também foram executados trabalhos de desassoreamento do Riacho do Peixe (Riachinho) e também a desobstrução das galerias pluviais que dão acesso à avenida desembargador Botto de Menezes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União

jorgeca

“Jorge da Capadócia”, primeiro filme mundial sobre São Jorge, entra em cartaz

feretroagassiz (1)

Família, amigos e autoridades se despedem de Agassis Almeida durante velório

sergioqueoroz (1)

Apesar de aceitar vice, Sérgio comenta eventual escanteio e garante que não aceita polarização

micheleramalhofpf (1)

Presidente da FPF organiza encontro entre OAB Nacional e CBF

Centro-Administrativo-pb-640x388

Pagamento dos salários de abril dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

daniellafatima (3)

Liderança feminina é tema de painel que reúne senadora, advogadas e desembargadora

dinheiro-ab

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário