Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Obras de adutoras da Paraíba poderão começar em março

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governo do Estado, através da Secretaria Executiva do PAC, vai dar seguimento a duas obras de grande alcance social para a população dos municípios de João Pessoa e Campina Grande. Trata-se do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água das adutoras Translitorânea e a de São José, que estavam com as obras paralisadas por conta de problemas de superfaturamento levantados pelo Tribunal de Contas da União. O governo obteve ganho de causa no processo de Tomada de Contas Especiais e destravou os contratos referentes às obras.

Conforme o secretário executivo do PAC na Paraíba, Ricardo Barbosa, o destravamento dessas obras representa grande vitória para o Estado, que poderá tocar os trabalhos com o retorno dos recursos do Governo Federal. O valor das duas obras corresponde a mais de 50% do total do montante disponibilizado para o Programa de Aceleração do Crescimento na Paraíba, que ultrapassa R$ 200 milhões.

Desde janeiro de 2010 que o processo vinha rolando e as empresas contratadas pela Cagepa, responsáveis pela execução das obras, a Camargo Correia e a CMR4 já haviam, inclusive, solicitado unilateralmente, na Justiça, o destrato com o consequente abandono completo dos serviços de engenharia, o que traria prejuízos ao governo e à população.

Por determinação do governador Ricardo Coutinho, a missão da Secretaria Executiva do PAC é colocar todas as obras e ações do programa em ritmo normal de execução num prazo de 45 dias. Para tanto, o secretário Ricardo Barbosa tem intensificado a pauta de reuniões com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e a Cagepa. “Os avanços têm sido significativos junto à TCU”, destaca.

Havia penalidades e sanções impostas através de diversos acórdãos do TCU, que determinaram a suspensão parcial das obras, retenção da liberação de recursos e medições, acusação de superfaturamento e de sobrepreço. Em julgamento recente, o Pleno da corte superior de contas deu ao Executivo o certificado de regularidade favorável à legalidade do Processo Licitatório.

O resultado do julgamento desconstruiu afirmações do ex-gestor do PAC no governo anterior, Francisco Sarmento, que não poupou críticas e acusações ao processo de contração das adutoras. “Lamentável a postura do ex-secretário, que durante os 11 meses, desde a Tomada de Contas Especial até o final da sua gestão, nada fez para reverter às imputações do TCU, que culminaram com a paralisação”, avalia Ricardo Barbosa.

O PAC da Paraíba é constituído de 38 contratos de repasse junto ao Ministério das Cidades com interveniência da Caixa Econômica Federal. Desse total, 24 são referentes a obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água; três são de habitação popular, sendo que dois são relativos à construção de casas e um para o Plano Diretor de Habitação Popular de João Pessoa; oito são sobre projetos de esgotamento sanitário e abastecimento de água; e três relativos a projetos de destinação de resíduos sólidos no interior da Paraíba. Dos contratos atinentes às obras, o atual governo encontrou apenas três em execução e em ritmo muito lento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio