Obama vence o prêmio Nobel da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conquistou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira por dar ao mundo "esperança de um futuro melhor" com seus trabalhos para a paz e pedidos para redução do arsenal nuclear, segundo o Comitê Nobel da Noruega. Ainda de acordo com o Comitê, "graças a seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais seu papel protagonista"

Em discurso oficial, Obama se disse "surpreso e honrado" com a decisão. "Não sinto que eu mereça estar na companhia de tantas figuras notáveis que já ganharam esse prêmio, pessoas que inspiraram muita gente no mundo e até a mim mesmo", afirmou Obama.

Primeiro presidente negro de seu país, Obama pediu pelo desarmamento e trabalhou para restabelecer o processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o posto em janeiro. No mês passado, Obama presidiu uma reunião histórica no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que aprovou por unanimidade uma resolução promovida pelos EUA pedindo aos países que detêm armas nucleares que fechem seus arsenais.

O comitê deu o prêmio a Obama menos de nove meses após ele assumir a Presidência. Apesar de estabelecer uma agenda internacional ambiciosa, ele ainda tem de conseguir avanços no Oriente Médio ou na questão do programa nuclear iraniano. Ele também enfrenta escolhas difíceis sobre a condução da guerra no Afeganistão.

Doação – Obama vai doar todo o dinheiro do Prêmio Nobel da Paz para a caridade. A informação foi dada pelo porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

O prêmio é um cheque de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,4 milhão ou R$ 2,433 milhões.

O cheque será entregue a Obama junto com o Nobel e uma medalha de ouro em Oslo no dia 10 de dezembro, dia do aniversário da morte, em 1896, do criador do prêmio, Alfred Nobel.

O porta-voz de Obama, Robert Gibbs, anunciou que o presidente vai pessoalmente receber o prêmio.

Folha Online e G1

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.