Obama deve visitar Brasil dias 19 e 20 de março

O presidente dos EUA, Barack Obama, deve visitar o Brasil nos dias 19 e 20 de março, informaram nesta terça (15) o Palácio do Planalto e o Itamaraty.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, viajará para os EUA no final do mês para acertar os detalhes da viagem. Segundo a assessoria do Itamaraty, as datas iniciais são 19 e 20, mas serão confirmadas em Washington em reuniões entre Patriota e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

A provável programação do presidente norte-americano no Brasil prevê reuniões em Brasília com a presidente Dilma Rousseff e ministros dos dois países no sábado, 19 de março, e uma visita ao Rio de Janeiro no domingo (20). Obama estaria interessado em conhecer as experiências de combate à violência urbana no Rio.

Em janeiro, dois senadores norte-americanos, John MacCain e John Barraso, se reuniram no Brasil com o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) para obter informações sobre as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Eles também tiveram um encontro com Dilma em Brasília.

Entre as pautas das reuniões que Obama terá com Dilma no dia 19 de março estão direitos humanos, comércio bilateral e a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira. Estados Unidos, França e Suécia disputam a venda das aeronaves ao Brasil.

Na visita que fez ao Brasil em janeiro, o senador MacCain defendeu junto à presidente a "superioridade" dos caças F-18, fabricados nos Estados Unidos. Na ocasião, ele afirmou que trabalharia junto à Presidência dos Estados Unidos e ao Congresso norte-americano para garantir que haverá total transferência de tecnologia, requisito exigido pelo governo brasileiro para a aquisição das aeronaves.

 

G1

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.