Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

OAB solicita ao presidente do TJ melhorias no atendimento do Judiciário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente da Ordem dos advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra, se reuniu na tarde de ontem com o presidente do Tribunal de Justiça  da Paraíba (TJ), Luis Silvio Ramalho, para solicitar agilidade e melhor atendimento do Judiciário aos advogados paraibanos na distribuição de processos. A reunião aconteceu na sede do TJ, localizada na Praça dos Três Poderes, e contou também com a presença dos advogados Bruno Veloso (vice-presidente da OAB-PB), Assis Almeida, Jéferson Fernandes e Severino Ramos Brasil.

Segundo o vice-presidente, Bruno Veloso, os maiores problemas para a verificação e acompanhamento dos processos são encontrados no fórum Afonso Campos, de Campina Grande, e no 4º juizado do Geisel e 9ª Vara Cível, ambos em João Pessoa. Veloso afirmou que em Campina existe uma espécie de “greve branca” no judiciário, o que acarreta uma dificuldade muito grande para operacionalizar os serviços. 

O vice-presidente entende que o quê dificulta muito o trabalho é o fato dos processos serem divididos por dígitos com os funcionários.

“Na maioria das vezes acontece que quando chegamos ao fórum para solicitar um processo o funcionário pergunta logo qual é o digito, por que dependendo do número ele não pode nos atender, diz que o processo está com outro funcionário, que só trabalha à tarde. Isso nos causa transtornos enormes”, explica o vice-presidente. 

Já o presidente Odon Bezerra reclamou da morosidade da tramitação dos processos e publicação de sentenças.

“Distribui e os processos se acumulam. Os prazos para sentenças são a perder de vista, encontramos dificuldades até para protocolar petições”, disse. 

Além da agilidade e melhoria no atendimento, Bruno Veloso solicitou a Silvio Ramalho uma visita a Campina para participar de uma audiência pública com os advogados e a população em geral para vê como o fórum funciona e quais são seus principais problemas. 

O presidente do TJ, Silvio Ramalho, por sua vez, reconheceu o problema no atendimento no Judiciário e disse que ele é oriundo da falta de funcionários, mas destacou que já estuda meios de aumentar o efetivo. Ele assegurou que nos próximos dias irá implantar o ponto eletrônico no fórum Afonso Campos, como forma de aumentar a presença dos servidores nas suas respectivas repartições. 

A reunião serviu ainda para apresentar a Silvio Ramalho os presidentes da Comissão das Custas Processuais e da Comissão Especial Temporária da Lei de Organização Judiciária do Estado (LOJE), Assis Almeida e Severino Ramos Brasil, respectivamente. Na oportunidade foi discutida a questão da redução das custas, com o presidente do TJ ratificando o seu desejo de mudança e de apoio ao projeto.

“As custas na Paraíba é uma das mais altas do Brasil, por isso precisamos dá uma resposta de mudança urgente a sociedade”, disse Odon Bezerra.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio