Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

OAB-PB é notificada sobre vacância do cargo de desembargador

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Justiça da Paraíba enviou, no final da tarde desta quarta-feira, 22,  uma notificação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Paraíba, sobre a vacância do cargo de desembargador, a ser preenchida pelo Quinto Constitucional. A vaga surgiu em decorrência do Ato da Presidência n. 49/2009, publicado no Diário da Justiça no dia 20 de julho deste ano, que declarou vago o cargo de desembargador ocupado por Marcos Antônio Souto Maior.

A Presidência levou em consideração, ao assinar o Ato, a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos autos do Processo Disciplinar nº 5, que colocou o desembargador Marcos Souto Maior em disponibilidade.

Segundo o  presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Paraíba, José Mário Porto, o próximo passo será a preparação do edital para o conhecimento dos advogados sobre a vaga no TJ.  No edital, já deverá constar a data para a eleição da lista sêxtupla, bem como o que será necessário para concorrer a eleição.

A lista sêxtupla é formada pelos seis nomes mais votados entre os advogados e será encaminhada ao TJPB para ser apresentada ao Pleno para a formação da lista tríplice. Os nomes dos três indicados serão submetidos à escolha pelo governador do Estado, José Targino Maranhão, que, de acordo com o parágrafo único do artigo 94 da Constituição Federal, nos 20 dias subseqüentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação ao cargo de desembargador.

O Quinto Constitucional, previsto no artigo 94, da CF, estabelece que: “Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e dos Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de 10 anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes”.

O presidente da OAB-PB revelou que a lista sêxtupla deverá ser definida e enviada ao Tribunal de Justiça até novembro deste ano. Mário Porto informou, ainda, que será concedido aos advogados que desejarem concorrer ao cargo, um prazo não inferior a 20 dias, para apresentação da documentação exigida para a efetivação da sua inscrição, a contar da publicação do edital.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira