OAB e Conselho de Contabilidade se unem contra corrupção nas eleições

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), se reuniu nesta quarta-feira, 12, com o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim Bezerra, para discutirem a efetivação de uma parceria entre os dois órgãos para combater a corrupção nas eleições deste ano.

De acordo com presidente Odon, o objetivo da parceria é orientar a população a como se comportar nas eleições, evitando de votarem em políticos corruptos. Para isso, sugeriu que CFC e a OAB, criem um sistema de fiscalização que dê à sociedade mais transparência na análise de prestação de contas. 

"A idéia é contarmos com a atuação conjunta da OAB, do CFC, TRE e TSE, não só no recebimento de denúncias, como também focar as ações nos campos da prevenção, no curso do processo eleitoral e na fiscalização das contas de campanha", destacou. 

Já o conselheiro Joaquim Bezerra destaca que, como a OAB e CFC não podem fiscalizar, papel dos órgãos eleitorais, irá acompanhar as contas de campanha. “A ideia inicial é que a OAB e o CFC fiscalizem as contas dos candidatos à Presidência da República e os Conselhos Regionais de Contabilidade e as seccionais da OAB atuem sobre as contas dos candidatos a governador do Estado”, explicou.  

No dia 15 de abril, o presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcanti, e o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, se reuniram em Brasília para iniciarem o processo de discussão sobre a parceria. Na oportunidade, ficou agendado que Ophir visitará o CFC, em reunião Plenária a ser realizada no dia 18 de junho, para a comissão, composta por integrantes do CFC e da OAB, anunciarem o plano de ação das duas entidades referente ao combate à corrupção para as próximas eleições.

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.