Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O último dos moicanos (I)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Somente A União continua, aqui na Paraíba, a importante missão de noticiar e emitir opinião como jornal impresso, isto – em seu caso – há 127 anos, ou seja, foi o primeiro veículo de comunicação, neste gênero, em nosso Estado, e está constituindo-se, neste particular, em “o último dos moicanos”.

Até o dia 4 do mês em curso também contávamos, em circulação, com o Jornal Correio da Paraíba, que, como escrito na nota que fez publicar em sua última edição, correspondeu, realmente, a “uma história de lutas, conquistas, resistência e muitas vitórias” e que durante 66 anos liderou várias campanhas em prol da terra paraibana, tanto no campo cultural quanto social e sobretudo econômico, e na defesa da Democracia.

Neste tempo do Correio da Paraíba como jornal impresso, também acompanhamos o importante trabalho, como veículos de comunicação de igual formato, de O Norte, Jornal da Paraíba, O Momento, A Tribuna… Já bem antes haviam encerrado suas atividades, como que não resistindo à mídia digital. Entretanto, o Correio da Paraíba, pela garra de sua equipe coordenada pelo empresário Roberto Cavalcanti, vinha resistindo, redescobrindo-se, superando adversidades de situações ou planos econômicos, porém, foi surpreendido e atingido pela crise do covid-19, que tem derrubado pessoas físicas e jurídicas no mundo inteiro.

Logo no dia seguinte ao da última edição do Correio da Paraíba, ou seja, no domingo 5 de abril corrente, lemos, em A União, a crônica de Martinho Moreira Franco que teve por título “Amanhã será outro dia”. Ele não se referia ao Correio da Paraíba, mesmo porque quando a escrevera não tinha a menor ideia de que o CP encerraria suas atividades. Ele – Martinho – reportou-se à passagem de seu aniversário natalício (o dele, Martinho), que ocorreria na segunda feira, dia 6, completando – como completou – 74 anos de uma vida que alegra a todos quantos o lê e especialmente aos seus amigos e familiares. Mas, sem pretender, também deixou a esperança de que “Amanhã será outro dia” e – quem sabe? – esse “amanhã” venha até com um ressurgir do Correio da Paraíba para que, junto à A União, represente a esperança de mais um moicano na preservação do jornal impresso, sem dúvida, ainda o meio de maior fixação da mensagem transmitida, conforme pesquisa realizada em 2018 pela Folha de São Paulo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente