Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O romantismo revolucionário do Maio de 68 e a revolução existencial despertada: Parte II

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os sonhos estudantis franceses proliferaram-se na Europa e cruzou o Atlântico. Na Alemanha, rebeliões foram fomentadas por universitários de extrema esquerda. Nos Estados Unidos, em meio à Guerra do Vietnã, grupos deEdgard Morin pessoas reuniam-se publicamente com o objetivo de questionar a participação no conflito e externar seus novos estilos de vida, embasadas na contestação social e um espírito libertário, reflexos da contracultura e da geração beat, formada por escritores e poetas.

Tais questões tiveram como desdobramentos, o festival de Woodstock (Faça amor, não faça guerra) e a explosão de movimentos a favor do direito das mulheres, dos negros e homossexuais. São Francisco, Califórnia, foi palco das maiores passeatas. Tais intervenções tiveram um maior engajamento após o assassinato do pacifista Martin Luther King, que havia inspirado os norte-americanos a se unirem contra o racismo. Como já fora discutido, 1968 é emblemático.

Para , foi o “êxtase da história”. Primavera de Praga, eleição de Nixon e uma Ditadura brasileira ainda mais opressora. Assim como o exemplo das manifestações de junho de 2013 no Brasil, corrobora com as noções de valorização de minorias, negação da política partidária e a liberdade de expressão, outras tantas iniciativas no século XXI, acarretaram na eclosão de regimes despóticos e suscitaram mudanças importantes.

A primavera Árabe, principalmente na Turquia, Egito e Líbia, que marcadas pelas redes sociais (mais um sintoma pós-moderno), lutaram por direitos, como o voto feminino e o direito à informação. O movimento #yosoy132, ocorrido no México nas eleições presidenciais de 2012,é mais uma face do poder de arregimentação da internet que teve sua gênese nas universidades. As revoltas estudantis no Chile em 2012, por uma educação superior gratuita e os conflitos do Ocupe Wall Street, que lutava contra as consequências econômicas da crise financeira e a impunidade dos bancos, são também exemplos de como o desencantamento com as macroestruturais podem levar a um levante popular.

Se é bem verdade que Daniel Cohn Bendit e seus iguais (já que não existia hierarquia entre os sonháticos de 68) lutavam em um contexto em que a economia não era fator preponderante para uma causa coletiva, também é notório que a dinâmica contemporânea e marcada por profundas microrrevoluções em seu interior, em que a busca pela legitimação de pequenos grupos, instigam a tantos outros a saírem do silêncio habitual e expor bandeiras e ideologias. A universidade (de 68) rima com a diversidade (do século XXI), e na reflexão de Lefort, encontra sua máxima consistência na seguinte ideia “a revolução mobiliza sempre aqueles que vêem arruinadas suas esperanças” .

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos