Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O Novo Fundeb

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A principal fonte de recursos para educação básica no Brasil, o Fundeb, esteve ameaçado de extinção, porque a legislação previa uma vigência de quatorze anos, que se encerraria em 31 de dezembro de 2020. Mas o Congresso Nacional providenciou a Emenda Constitucional nº 108 (em agosto último) e correu com a Lei nº 14.113/2020 (em dezembro, dia de Natal), dando continuidade a esse financiamento, que agora passa a ser permanente.

Além da grande conquista de um Novo Fundeb 2021 sem prazo de validade, a nova regulamentação promoveu outras importantes mudanças. A colaboração da União para o fundo mais que dobrou, aumentando progressivamente dos antigos 10%, para 23% a partir de 2026.

Outra novidade foi a possibilidade de transferência direta de recursos da União para os municípios mais sacrificados, sem passar pela intermediação dos estados. E uma premiação financeira para as redes de ensino que demonstrarem evolução dos indicadores de avaliação e melhoria das experiências de gestão escolar (uma espécie de gratificação pelas boas práticas), estimulando o esforço pela melhoria da qualidade do ensino.

Em relação ao pagamento de salários, o fundo agora poderá ser utilizado para a remuneração de todos os profissionais da educação, não sendo mais exclusiva dos professores, o que, de certo modo, quebra o corporativismo da classe e valoriza outras categorias que também participam da vida escolar.

O Novo Fundeb veio em boa hora, quando o Censo Escolar 2020, publicado há poucos dias, revela que o número de matrículas da educação básica vem reduzindo pelo quarto ano consecutivo: entre 2016 e 2020 foram 1,5 milhão a menos de pessoas matriculadas, sendo meio milhão a menos somente na passagem de 2019 para 2020 (considerando antes da pandemia).

Muitos são os desafios para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. No entanto, se, por um lado, o aporte de recursos, por si só, não é garantia de uma política pública bem-sucedida, por outro, sem financiamento adequado, os serviços públicos (educacionais ou qualquer outro) dificilmente corresponderão às necessidades e expectativas da sociedade.

Viva o Fundeb!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado

PMJP e Hospital Padre Zé

Prefeitura de João Pessoa assina contrato com Hospital Padre Zé e amplia assistência

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina