Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O Nome missionário de Deus na Quaresma

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Qual é o seu nome? O que lhes devo responder? Deus disse a Moisés: ‘Eu Sou Aquele que Sou’. E acrescentou: ‘Assim responderás aos filhos de Israel. ‘Eu Sou’ enviou-me a vós”(Ex 3,13-14). Estamos diante de um dos textos mais importantes das Sagradas Escrituras, Deus revela seu Nome à casa de Israel. Quando vamos à Igreja fazemos comunhão com Deus, somos inseridos em Seu mistério de amor. Essa comunhão compreende-nos por inteiro, só é preciso que nos abramos a esse mistério que nos ultrapassa. A comunhão com Deus nos faz gradativamente conhecê-Lo. No grandioso Nome de Deus encontramos a novidade de um Deus que Se banqueteia com os pecadores, e quando para longe nos desvencilhamos, como fez o filho pródigo do Evangelho (Lc 15,1-3.11-32), Ele nos espera em Sua misericordiosa casa; e ao nos ver de longe corre ao nosso encontro, nos cobre de beijo e nos acolhe, basta que nos arrependamos. Deus perdoa sempre!

Quando Deus responde a Moisés que o Nome Dele é “‘Eu sou’ enviou-me a vós” salta-nos ao nosso entendimento que, Deus se envolve conosco e nos coloca em estado permanente de missão, de envio imediato aos homens. No tempo quaresmal, a Igreja tem uma preciosa oportunidade de renovar essa comunhão de amor com Deus. As orações, a liturgia, a vivencia dos sacramentos, tudo se torna muito concreto para estar com o Senhor. Trata-se de um ‘’estar” aos moldes penitencial, nos aproximamos Dele conscientes da nossa miséria e com piedoso respeito. E estando com o Senhor, tornamo-nos conhecedores de Seu Nome amoroso, somos revestidos do mandato de anunciar esse mesmo amor que Dele fomos alvos. A cultura moderna conhece muitos nomes famosos, quando entramos em nossas redes sociais, vemos o quanto nossos olhos se enchem da necessidade de se ter o nome conhecido e afamado. Contudo, a penitencia quaresmal educa nosso ser para o exercício de conhecer profundamente o Nome de Deus, um conhecimento que exige a conversão da nossa vida. Conhecemos de fato o Nome de Deus quando seguimos o mesmo caminho de sacrifício de Seu Filho Jesus: “No Gólgota Deus, que durante a noite da fuga do Egito se revelou como aquele que liberta da escravidão, revela-se como Aquele que abraça cada homem com o poder salvífico da Cruz e da Ressurreição e o liberta do pecado e da morte, o aceita no abraço do Seu amor” (Papa Bento XVI). Unamo-nos à Santíssima Virgem, pois Ela bem perfeitamente e isenta de todo pecado, soube seguir Jesus até a cruz.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco