Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O maior risco de acidentes é com mototáxi

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

De vez em quando são levantados questionamentos quanto ao porquê na maioria das capitais brasileiras não ter sido aprovado, pelos órgãos competentes, o serviço de mototáxi que já é regulamentado em algumas outras cidades brasileiras, a exemplo de Campina Grande.

De começo valemo-nos das palavras de um dos mais renomados especialistas no campo da mobilidade urbana, no Brasil, que é o engenheiro de transporte e trânsito, Dr. Ailton Braziliense Pires. Disse ele: – “O equilíbrio da motocicleta depende não só de quem a conduz, mas também de quem está junto, isto é, do passageiro”. E acrescenta: – “No caso da mototáxi, principalmente quando o passageiro é passageira – quer dizer, mulher –  ela não fica à vontade para melhor segurar-se no condutor da moto e assim causa um desequilíbrio bem mais perigoso ao veículo, dando margem a muito mais acidentes”.

Realmente a cidade de Campina Grande foi uma das primeiras, no Brasil, a regulamentar o serviço de mototáxi. No entanto, não foi por vontade nem iniciativa dos órgãos competentes e de planejamento da mobilidade urbana, não! Houve a chamada invasão, espécie de serviço clandestino, e como o Poder Público omitiu-se, essa invasão foi crescendo, crescendo… até que a Prefeitura rendeu-se ao fato e fez o reconhecimento ou regulamentação de um quantitativo de mototáxis próximo dos 300. E em seguida outros mototaxistas, não abrangidos naquela regulamentação, também invadiram a cidade, não houve  coibição e,  rendendo-se ao novo fato, oficializou a ampliação da quantidade de mototáxis para umas 700. Depois, submetendo-se à mesma pressão, oficializou a ampliação para umas 1000. Mas, agora, clandestinamente, já existem mais 5 mil. E aí?! Isto favorece à mobilidade urbana?!…

Já é constatado através de estudos específicos que, no mundo todo, independentemente de quem seja o condutor, o risco de acidente grave com motocicleta é 5 vezes maior do que com o veículo de 4 rodas. E isto foi dito por um outro renomado especialista em transporte e segurança do trânsito, Dr. Horácio Augusto Figueira, em Seminário realizado em São Paulo. Também está amplamente divulgado – e foi notícia na Folha de São Paulo – que “moto é o veículo que mais mata no trânsito e gera indenizações”. Daí, o porquê dos municípios que primam por uma mobilidade urbana com segurança, não oficializarem o serviço de mototáxi.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente