Marco Lima

Marco Lima tem graduação em Educação Artística, com habilitação em Música, Especialista em Educação Infantil e Mestre em Serviço Social (UFPB), tendo como área de Pesquisa a Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência Visual. Atua como Professor de Música no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Vice-presidente da Federação Espírita Paraibana, foi co-fundador do Grupo Acorde.


O Homem no Mundo

        Conforme a sabedoria do Benfeitor Emmanuel, Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida. Sua Luz Imperecível brilha sobre os milênios terrestres, como o verbo do Princípio.

        As tempestades de sombra e lágrimas nada mais fizeram que lhes avivar, a sua grandeza, no entanto,  sempre tardios no aproveitamento das oportunidades preciosas, muitas vezes, no curso das existências renovadas, temos desprezado o Caminho, indiferentes ante os patrimônios da verdade e da vida.

        O Evangelho é Roteiro.  O Cristo não estabelece linhas divisórias entre o templo e a oficina, toda a terra é o seu altar de oração e seu campo de trabalho ao mesmo tempo. Nesse sentido o Evangelho, é fonte viva de ensinamentos diretos de Jesus aos seus discípulos, para a ação no mundo, Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo. (Mt:. 5; 14 a 16)

         No texto psicografado, o Homem no Mundo, contido no capítulo XVII item 10 do Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, ditado por um Espírito protetor, é citado a Piedade, como o “sentimento que sempre deve animar o coração dos que se reúnem sob as vistas do Senhor e imploram a assistência dos Bons Espíritos”. 

        Refletindo a Piedade, há uma bela canção católica, cuja letra evoca o sentimento piedoso intitulada, Senhor tem piedade de Mim. Conclama também o espírito misericordioso e missionário no mundo:   

Senhor tende piedade de nós.
Pelo irmão que eu não amei, pelo mal que lhe causei. Piedade.
Ó Cristo tem piedade de nós.
Pelo bem que eu não fiz, pela paz que eu não quis. Piedade
Senhor tem piedade de nós. Pelo amor que sufoquei, pela vida que matei. Piedade.

         Não temos dúvidas, que somos amparados pela Piedade Divina e que a vivência da Piedade nas relações humanas, representa o desabrochar do Amor em nosso coração.  

          No referido texto do Evangelho supracitado, extraímos alguns conceitos cristalinos que embasam uma vivência Cristã no mundo, tais como: 

  • A Prece e a Evocação Mental.  Ações permanentes do Cristão, sem nenhuma conotação de fuga da convivência Social. “Vivei como devem viver as pessoas de vossa época. Sacrificai as frivolidades”;
  • A Indulgência.  Para com as imperfeições dos outros.  Convivemos com espíritos de naturezas diferentes, “não choqueis a quem quer que seja”;
  • Jovialidade.  Sede Joviais, sede ditosos, mas seja a vossa jovialidade a que  provêm de uma consciência limpa.  Evitar atitudes lúgrubes;  
  • A perfeição.  Está toda na prática da caridade que alcança todas as posições sociais. 
  • Deus é Amor. E aqueles que amam santamente ele os abençoa. 

    Sejamos felizes segundo as necessidades da nossa condição humana. Esforcemo-nos para que sejamos o Sal e a Luz, na construção de um mundo melhor.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.