Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O Despertar (Sob olhar da Psicologia, do Evangelho e do Espiritismo)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Partimos nossa análise da afirmação do Apóstolo Paulo, na carta aos Efésios, 5:14; “Por isso diz: Desperta, tu que dormes…”

O Despertar do Espírito, no estágio da Consciência de Sono, é um processo de longo percurso existencial. É um dos estágios da evolução antropossociopsicológica do ser, caracterizado pela egolatria, atrelado aos interesses imediatistas e ao atendimento das necessidades primárias, em detrimento da outra realidade, a transpessoal a do “Self”, que representa o Eu superior, do Cristo Interno e do Numinoso em nós. É, portanto, a fase do Não vislumbramento da espiritualidade intrínseca.

Não é possível precisar o tempo que perdura cada um dos estágios do despertar da consciência, desde a de sono sem sonhos até o da consciência lúcida, na longa estrada da evolução. Na perspectiva da Lei Divina, coexistem elementos exógenos; porque há um determinismo divino que impulsiona toda a criação, para o progresso contínuo. O Criador dos Mundos, a Causa primária de todas as coisas, cuida amorosa e sabiamente dos universos e das suas criaturas, através da Lei Divina ou Natural, reflexos contundentes da sua essência; também elementos intrínsecos, pois o ser espiritual está programado, para ser feliz sendo Ele o próprio “artífice”. Ensina a Veneranda Joanna de Ângelis que: “O ser humano está mergulhado no rio da vida e impelido a nadar em direção do porto de segurança”.

Naturalmente, o existir é desafio psicológico de que ninguém pode evadir-se, e a construção de nossa identidade espiritual harmônica depende do esforço de autoiluminação. Jesus orienta em Mateus 5:48, a sentença da evolução, proporcional a nossa condição de criatura: “Sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus”.

A lei da vida segue seu curso, como os leitos dos rios correm para o mar, mais cedo ou mais tarde, os “sonolentos”, irão se levantar e “acordar dentre os mortos”, através do verbo do Cristo que, à semelhança de uma trombeta, ressoará nas consciências, fazendo surgir o desejo da redenção, pois as trevas da ignorância e os tentáculos obscuros do ego, não prevalecerão para sempre no íntimo de cada um de nós.

Usando outra recomendação Paulina, em Romanos, 13:11, “É isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertamos do sono: porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a Fé”. A Salvação entendida como o Despertar da Consciência Lúcida, da autoiluminação, ancorada em princípios do amor, da fé, perseverança e na fidelidade a Deus.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio