Marco Lima

Marco Lima tem graduação em Educação Artística, com habilitação em Música, Especialista em Educação Infantil e Mestre em Serviço Social (UFPB), tendo como área de Pesquisa a Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência Visual. Atua como Professor de Música no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Presidente da Federação Espírita Paraibana, foi co-fundador do Grupo Acorde.


O Cristo e a Humildade

“A Humildade é uma virtude humilde. Ela até duvida que seja uma virtude. Quem se gabasse da sua, mostraria simplesmente que ela lhe falta” Cosme Massi.

Propomos-nos a conversar com o caro leito sobre a humildade, virtude basilar no desenvolvimento da espiritualidade. A sua apropriação é pré-requisitos para conquista de praticamente todas as demais. A condição de pré-requisito já implica uma dependência sine qua non. Não é possível avançar nas conquistas ulteriores sem o domínio basilar delas, isso é muito comum nos currículos educacionais e acadêmicos nas mais diversas matérias que estudamos. No reino das virtudes, o fenômeno não é diferente.

No Sermão sobre a Montanha, expresso no Evangelho de Mateus, no capítulo 5, o Mestre Jesus, como sua didática, ensina-nos as bem-aventuranças, que são caminhos ascensionais das virtudes cristãs, as quais apresentam-nos com a seguinte seqüência: Bem Aventurados ou Felizes: Os Pobres em Espírito, porque deles é o Reino dos Céus; Os Mansos, porque herdarão a terra; os Aflitos, pois serão consolados; os que tem Fome e Sede de Justiça, porque serão saciados; Os Misericordiosos porque alcançarão misericórdia: os Puros de Coração, porque verão a Deus; Os que Promovem a Paz, porque serão chamados filhos de Deus; Os Perseguidos por causa da justiça, por deles é o reino dos Céus. Bem aventurados sois, quando injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus (…)

Vemos que a Humildade está na base do desenvolvimento das demais beatitudes. Mas terá sido será por acaso? O que é humildade? Separamos alguns pensamentos atribuídos aos vários filósofos humanistas, que estão em consonância com o pensamento espírita, selecionados com a contribuição do pesquisador e palestrante, Cosme Massi.

Eis algumas pérolas filosóficas sobre a Humildade, reflitamos.

“Virtude que tempera e freia o ânimo a fim de não se elevar sem medida no culto das coisas mais altas”.

“Está vinculada ao amor e a verdade e a ele se submete. O homem humilde ama a verdade mais que a si mesmo”.

“Não é a ignorância do que somos, mas ao contrário, o conhecimento, ou o reconhecimento de tudo o que não somos”.

“Uma das coisas mais valiosas na vida é a Arte de por em prática os conhecimentos e as experiências dos outros”.

Então, a partir dessas pérolas, podemos inferir, que toda caminhada ascensional começa nas pegadas da humildade, assim exemplificou o Cristo.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.