Pastor Estevam

Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa. Pscicólogo clínico, escritor, conferencista motivacional. Casado com Dra Aurelineide, e pai de Thayse e André.


O combustível da vida

Assim como é impossível movimentar uma frota de carros, de aviões ou de navios sem combustível, não é possível imaginar o ser humano avançar, em meio aos desafios da vida, sem a esperança. A esperança é, pois, o combustível da vida. Ela mantem a vida em movimento constante.

Sem a esperança, tudo para, tudo fica congelado, como um tempo sem amanhã. É a esperança que nos faz pensar no próximo minuto, no próximo passo, na próxima tentativa. Ela é o fôlego da vida. É a inspiração que fecunda os sonhos e a respiração que nos mantém vivos. A esperança e a vida se confundem. Uma não existe sem a outra.

A esperança é amiga da paciência. É filha legítima da fé, e é parceira inseparável da perseverança e da determinação. Por isso, tem razão a sabedoria popular quando afirma: “quem espera sempre alcança.” Igualmente sábio é a voz do povo quando diz: “a esperança não morre jamais”!

Ter esperança, portanto, é a condição primeira para tornar-se uma pessoa vencedora. Sem ela, diante de todas as adversidades da vida, especialmente diante daquelas que fogem totalmente ao nosso controle, não há como triunfar.

A vida não é fácil. Geralmente, perdemo-nos nos labirintos escuros das surpresas desagradáveis e dos desafios que nos vêm com ar de destruição. Por isso, quem não tem esperança já é um perdedor; deixou-se vencer antes mesmo de começar a lutar.

Ter esperança é manter a luz acesa. É não se curvar diante da escuridão, e ver tudo sem enxergar quase nada. É olhar para dentro de si e não perder os sonhos de vista. É esforçar-se para manter-se vivo, ainda mais quando tudo conspira contra. É vislumbrar o futuro imergindo das cinzas de um passado sombrio. É ver o que outros não conseguem, porque seus olhos não contemplam as cortinas do futuro. Esperar é olhar sempre na direção do amanhã.

A verdadeira esperança tem a sua fonte em Deus. Quem n’Ele espera, jamais será confundido porque Ele é o dono da nossa vida e também Senhor do nosso futuro. É aquele que tudo pode!

O combustível da vida

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.