Cláudia Carvalho

Cláudia Carvalho é editora e diretora do ParlamentoPB, jornalista e radialista, mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB
Cláudia Carvalho

O candidato é mesmo Gervásio?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Se eu fosse Dona Armênia, personagem impagável vivida por Araci Balabanian na novela Rainha da Sucata, diria que “minha queixa” ficou “na chom” quando ouvi o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira anunciar que o candidato a prefeito do PSB em João Pessoa seria o deputado federal Gervásio Maia. Para tornar a cena ainda mais surreal, a declaração foi feita ao lado do ex-governador Ricardo Coutinho e não foi no cafezinho da esquina. Se deu em pleno Congresso de Autorreforma do PSB no Rio de Janeiro.

Entrei em contato com o próprio Siqueira e com a assessoria de imprensa do PSB. Ninguém se dignou a responder as mensagens ou telefonemas.

Teria sido uma gafe? Ato falho?

Pelo silêncio que se seguiu, a interpretação plausível é bem outra e remonta a um passado não muito distante quando Gervásio já havia sido anunciado como candidato ao Governo da Paraíba no início de seu mandato como presidente da Assembleia Legislativa. A estratégia daquela época bem pode ser a de agora: criar uma cortina de fumaça para tirar o foco do candidato real.

Em 2018, o candidato foi João Azevedo, mas quem fritou até quase queimar foi Gervasio. Veio pancada de dentro e fora do partido e ele teve que ir a público dizer que não disputaria.

Na atualidade, a artilharia pesada está voltada para Ricardo Coutinho, com uma Operação Calvário cuja finalidade clara é chegar até ele e causar sua inelegibilidade. Alimentados por fatos gerados pelas etapas da investigação sobre as organizações sociais que foram implantadas no governo do socialista, os adversários de Ricardo – que não são poucos – tem feito investidas diuturnas para desqualificá-lo pessoal e politicamente.

Sem desmerecer a densidade eleitoral de Gervásio, é pouco crível que o PSB prefira o deputado ao ex-governador, figura de proa do partido não apenas na Paraíba mas em nível nacional. O nome dele estaria colocado como plano B. A menos que o partido imagine que não teria condições de por em prática o plano A.

MAIS LIDAS

Casal encontrado morto em carro pode ter sido intoxicado por monóxido de carbono

Depois de pregação, Bispo de Guarabira é agredido verbalmente na sacristia da igreja

Aluna e professor são encontrados mortos dentro de carro em Guarabira

adrotate banner="232"