Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O cair em si é fruto da Misericórdia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Misericórdia é um dos temas mais recorrentes da Palavra de Deus. Podemos constatar essa insistência do agir de Deus em favor dos homens e mulheres por meio de parábolas, histórias, salmos… Tantos textos sagrados para ressaltar o favorito Nome de Deus: Misericórdia. O décimo quinto capítulo do Evangelho de São Lucas, revela-nos o quão paciente é esse amor misericordioso de Deus. O capítulo em questão apresenta-nos três belíssimas parábolas sobre Deus e sua relação com o pecador: ovelha perdida, moeda perdida e a do Pai Misericordioso, popularmente chamada de parábola do Filho Pródigo.

Nosso Senhor ao nos contar a parábola do Pai Misericordioso insiste na sua missão entre nós: falar do Pai que urgentemente nos espera e quer dar novamente aos nossos corações a alegria do perdão constante.

O filho pródigo que gastou os bens que ainda não eram seus, diz-nos a parábola, caiu em si (Lc 15,17). O que pode significar esse gesto de interioridade? O papa emérito nos dá uma possível e convincente resposta: “As palavras que ele prepara para o regresso permitem-nos conhecer o alcance da peregrinação interior que agora realiza… regressa ‘à casa’, a si mesmo e ao Pai”. A acolhida da Misericórdia do Pai só é possível quando nos dispomos ao regresso, à volta. Contudo, esta volta do pecador é sempre precedida pela saída do Pai. Este nunca se cansa de vir até nós, e com alegria, percorre sempre em primeiro lugar a estrada que nos separa d’Ele. O que estamos esperando para voltar ao Pai Bondoso e Misericordioso? Não podemos desconfiar que Ele nos perdoa sempre. Não importa a gravidade do grande mal que causamos; se estamos profundamente arrependidos, Ele nos estende Seus braços acolhedores.

Há poucos dias, veio à nossa memória novamente as lembranças do triste 11 de setembro de 2001, acontecimento que ofuscou o amanhecer do terceiro milênio. Tais lembranças não devem alimentar ainda mais o ódio, mas devemos crer cada vez mais na Misericórdia de Deus que sempre é mais forte que todo o mal, acreditamos, como verdadeiros crentes, que, somente na Cruz de Jesus se pode encontrar a salvação da humanidade. Que os homens e mulheres deste tempo também ajam como o filho prodigo, caiam em si, para que jamais percam a esperança da Paz, fruto da Misericórdia de Deus, que torna as relações humanas mais fraternas e marcadas pelo urgente compromisso de criar um mundo melhor.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos