Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O anúncio de que os ônibus vão voltar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Se há perspectiva para que o transporte coletivo urbano da Grande João Pessoa retome seus serviços, gradualmente, já a partir dos próximos dias, certamente a mesma providência será adotada em relação à Região de Campina Grande.

Coloco João Pessoa em primeiro lugar porque a fonte que aponta essa possibilidade (embora solicitando não ser identificada) atua profissionalmente (e exatamente) na respectiva Prefeitura. E, dizendo que a base para essa tomada de decisão está nas informações da Secretaria Municipal de Saúde, segundo as quais tem havido redução no número de casos graves e também diminuído a taxa de ocupação de leitos, evidencia que é chegada a hora de começar a flexibilizar os serviços do transporte coletivo, aliás, como suporte às outras atividades já flexibilizadas, porque estas últimas, sem tal suporte, ficam incompletas… como que “mancas”. Portanto, o atual cenário propicia esta flexibilização, também, no setor de transporte coletivo.

Não é demais, porém, advertir-se de que é fundamental que essa flexibilização dê-se de forma gradual, ampliando-se à medida que a própria população igualmente se mostre já conscientizada quanto a evitar o acesso aos ônibus quando esses veículos já estejam com a lotação pré-estabelecida para este tempo de pandemia. E que só faça o uso do ônibus com a máscara de proteção, máscara que protege tanto cada cidadão que a utiliza, quanto protege aos que lhe estejam próximos. Não deixa de ser, de igual modo, uma atitude cidadã… uma atitude de “respeito”.

No que tange tratar-se de uma flexibilização gradual, corresponde ao óbvio, porquanto as aulas ainda não serão retomadas nestes próximos dias, nem na rede pública nem na rede privada, e esse setor, por si só, já corresponde – segundo estudo da UFPB, assinado pelos professores Nilton Andrade e Lígia Rabay – a 26% da demanda. Nesse mesmo estudo também está registrado que cerca de 63% dos passageiros fazem  seus deslocamentos em razão do “trabalho”. Ora! Como já há setores funcionando e outros vão começar a ser flexibilizados, tem de haver o transporte coletivo para dar-lhes suporte e fazer com que as pessoas cheguem até eles, para que – como já dito – não fiquem “mancos”… “com um pé quebrado”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio