Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O adeus a Mário Tourinho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O administrador de empresas Mário Tourinho nos deixou nesta quarta-feira, 15 de março. Ele estava internado desde novembro do ano passado no Hospital Napoleão Laureano lutando contra um tumor na cabeça. No dia 15 de novembro, foi submetido a uma cirurgia e desde aquela data permaneceu no hospital. A família havia tratado a doença de maneira muito reservada e o assunto não chegou a ser divulgado pela imprensa, embora Mário fosse muito conhecido e querido.

Eu acabei sabendo do que tinha acontecido porque Mário era colunista do ParlamentoPB e escrevia com muita frequência. Isso fazia com que nos falassemos algumas vezes por semana. Quando ele parou de mandar mensagens e não atendeu minhas ligações, falei com um amigo em comum que me contou o que havia acontecido.

Como a maioria dos jornalistas, conheci Mário Tourinho quando ele era diretor institucional da AETC-JP e promovia o prêmio AETC de Jornalismo, batizado como o Oscar da imprensa paraibana. O tempo passou, ele se aposentou, mas continuou escrevendo artigos, debatendo os problemas da Paraíba, especialmente a mobilidade urbana de João Pessoa e as questões que envolviam o transporte coletivo da capital.

Mas, ele era um observador atento de todos os temas do cotidiano e acompanhava o noticiário político com muita atenção. Lembro que ele levantou um debate bem polêmico em 2021. Defendia que a capital da Paraíba mudasse para Taperoá. Por que? A argumentação era farta. Ele dizia que Taperoá está geograficamente na região central do Estado e que se houvesse a mudança da capital, isso levaria o desenvolvimento para o interior do Estado.

Dizia ele num artigo de outubro de 2021: A propósito da “força atrativa para a interiorização do desenvolvimento”, lembremo-nos de que a interiorização do desenvolvimento do Brasil, especialmente contemplando Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, deu-se sob a atração (como que um imã) da Nova Capital, Brasília, localizada no centro do país, em substituição à cidade do Rio de Janeiro.

A discussão não prosperou, mas isso também pouco importava. Mário Tourinho era um pensador, um sonhador… um homem que pensava no que poderia ser feito para melhorar a vida dos paraibanos. Era também um cidadão consciente, participativo e um sujeito que cativou muitos amigos ao longo de sua história, de trabalho e de vida.

Mário Tourinho deixa saudades, mas também a certeza de que viveu bem e deixou um legado de ética, trabalho, respeito e cordialidade. Sinal disso são as inúmeras manifestações de pesar de colegas, conhecidos e autoridades pela partida dele. Os muitos amigos sentirão sua falta, mas certamente lembrarão de sua marca um sorriso tão largo que só competia com o tamanho do coração.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino