Embora estejam em microrregiões diferentes na Paraíba, os municípios de Algodão de Jandaíra, Bom Jesus, Cajazeirinhas, Lastro, Parari, Pilõezinhos, Santa Inês e Santo André apresentam um “fenômeno” em comum: o eleitorado supera o número de habitantes. Em dois deles, já foi solicitada uma revisão eleitoral este ano, mas o TRE indeferiu o trabalho a curto prazo e vai incluí-los no recadastramento biométrico que será feito após as eleições de 2014.
Foram barradas as revisões em 2013 para Algodão de Jandaíra e Santo André, além de mais oito pedidos de municípios cujo eleitorado ultrapassa 80% do número de habitantes. Até o final deste ano ano, novas solicitações devem chegar ao TRE.
Para o corregedor regional eleitoral, juiz Tércio Chaves de Moura, é inviável promover a revisão a curto prazo. “Seria uma perda de tempo e de recursos realizar uma revisão eleitoral este ano. A médio prazo será feito o recadastramento biométrico, que será definitivo. A meta do TSE é promover o recadastramento em todas as cidades do país e, por conseguinte, da Paraíba”, comentou.
Cajazeirinhas: 110% do eleitorado
O “fenômeno da multiplicação” de eleitores foi feito a partir do levantamento do Tribunal Superior Eleitoral e da população pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao mês de julho de 2013. Em Cajazeirinhas, no Sertão paraibano, eleitorado (3.450) maior quase 10% do que o número de habitantes (3.131), isso sem falar nos menores de 16 anos que não estão alistados.
Outro exemplo é o município de Parari, localizado na microrregião do Cariri Ocidental. A área territorial é de 128 km². De acordo com o IBGE, a cidade possui 1.859 eleitores e 1.823 habitantes. Em Algodão de Jandaíra, na microrregião do Curimataú, são 2.446 moradores para um eleitorado de 2.652. Já o município de Lastro, no Sertão, não fica muito atrás. A cidade conta com 2.809 habitantes e 3.107 eleitores, ou seja, mais de 100%. Em Pilõezinhos, no Brejo, o eleitorado chega a 5.234 para 5.159 moradores.
Jornal da Paraíba