Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Novos secretários da Cidadania e Administração Penitenciária são empossados

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O novo secretariado de Estado da Cidadania e Administração Penitenciária tomou posse na tarde desta sexta-feira (8), nas dependências do Palácio da Redenção, em João Pessoa. O advogado Harrison Targino assume a vaga de secretário da pasta, deixada por José Alves Formiga e o ex-vereador de Santa Rita José Bernardino, toma posse como secretário executivo, no lugar do sargento Denis Soares dos Santos.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho agradeceu o trabalho dos secretários José Alves Formiga e sargento Denis, ressaltando as dificuldades que o sistema prisional no Brasil apresenta. Para ele, é preciso avançar em educação e construir um programa de re-socialização, para garantir a recuperação dos apenados.

“Precisamos controlar o sistema, que é trabalho de todos nós, não apenas da Secretaria de Administração Penitenciária. Cabe ao Estado produzir ações para o cumprimento da pena que a justiça impôs, mas com respeito e organização. O Estado tem 9,5 mil apenados. Enfrentamos uma superlotação e precisamos mudar essa lógica. Nossa reunião com o Ministro da Justiça foi para que o Governo Federal possa trabalhar conosco nesta empreitada. Temos a responsabilidade de continuar dando a este indivíduos o tratamento que merece um ser humano. O Sistema Penitenciário não pode bestializar os apenados. Nosso desafio é avançar. É o que faremos. Não estamos em busca de aplausos, mas de desenvolvimento para a Paraíba”, disse o governador.

O secretário Harrison Targino agradeceu a indicação do governador Ricardo Coutinho e frisou que pretende estabelecer o diálogo com a sociedade civil, característica marcante da política de governo. Segundo ele, sua missão é fazer do sistema carcerário uma ferramenta que valorize as famílias e as pessoas, seja com o aumento das vagas – adequando a quantidade de vagas à quantidade de apenados.

“Buscamos as parcerias do Poder Judiciário, das Secretarias de Educação e saúde, bem como da sociedade civil. Dentro da nossa pauta de propostas estão a implementação das videoconferências em presídios e o monitoramento eletrônico. Nossa intenção é diminuir a massa carcerária do Brasil, que ocupa o terceiro lugar no ranking mundial. Vamos enfrentar dificuldades estruturantes no sistema e os preconceitos da sociedade, mas lidar com essa gama de dificuldades nos anima e nos estimula”, salientou Targino.

De acordo com o secretário executivo da Cidadania e Administração Penitenciária, o pedido do Governador é que melhorias fossem desenvolvidas em prol do sistema penitenciário. Para ele, é preciso analisar o momento atual da administração penitenciária e, a partir do compromisso assumido, colaborar com o secretário Harrison Targino para que as metas propostas sejam alcançadas. “Temos informações adquiridas ao longo das informações geradas pela imprensa local. Nada muito aprofundado. Ainda estamos nos inteirando das dificuldades e sucessos da pasta, para estabelecer as metas necessárias para o benefício do Sistema Penitenciário paraibano”, declarou.

Perfil – Harrison Alexandre Targino é advogado, inscrito na OAB/PB desde 1988.  Professor titular de Direito Processual da UEPB e professor titular do Unipê. O novo secretário é mestre em Direito Processual pela PUC/SP e presidente da União dos Juristas Católicos da Paraíba. Já exerceu diversos cargos e funções dentro da administração pública, dentre eles o de procurador geral do Estado da Paraíba e de secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Já José Bernardino da Silva é formado em Direito e Relações Públicas, com Mestrado em Marketing pela UFPB. Ex-vereador de Santa Rita e ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercado, já atuou como secretário de Indústria e Comércio de Santa Rita, e também como superintendente da Guarda Municipal de João Pessoa.
 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Ônibus com torcedores do Souza atacado

Operação prende torcedores do Treze por ataque a ônibus da torcida do Sousa

Delegacia de Homicídio de Palmas

Militar que atirou e matou PM paraibano em briga de bar foi aprovado no último concurso

Protesto de alunos e professores do colégio de aplicação da UFPB 3

Comunidade escolar do Colégio de Aplicação da UFPB realiza protesto na Reitoria

Polícia Civil, homicídios 1

Preso em Campina investigado por matar ‘amigo’ por dívida de R$ 40,00

Eltas Max Barbosa, policial morto em Palmas

Morre em Palmas policial paraibano baleado por outro PM dentro de bar

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano