Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Novo decreto prorroga até o dia 19 medidas de combate à Covid-19 na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo prorrogou até o dia 19 todas as medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pela Covid-19. A decisão consta em novo decreto publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), prorrogando as medidas estabelecidas no Decreto 41.175, de 17 de abril, que dispõe sobre a adoção de novas medidas

Com isso, o governador mantém as ações de flexibilização, mas o decreto prevê que novas medidas poderão ser adotadas a qualquer momento em função do cenário epidemiológico do Estado.

Para o novo decreto, explicou o governador, foi considerado o fato de que “os últimos dados divulgados demonstram que a Paraíba está em um cenário que projeta declínio gradativo de pressão no sistema de saúde nas próximas semanas, permitindo a retomada de algumas atividades com a rígida observância dos protocolos emanados pela Secretaria de Estado da Saúde, que enfatizam o uso contínuo de máscaras, constante higienização das mãos e o distanciamento social, com a finalidade de conter a expansão do número de casos em diversos municípios paraibanos”.

Medidas

Segundo o decreto, continuam liberadas as aulas práticas para alunos concluintes dos cursos superiores e das atividades presenciais para os alunos com transtorno do espectro autista (TEA) em escolas e instituições privadas de ensinos infantil e fundamental.

As aulas nas redes públicas estadual e municipais e nas escolas e instituições privadas dos ensinos superior e médio continuam funcionando exclusivamente através do sistema remoto.

Está mantido o atendimento presencial nos bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência das 6h às 22h, com ocupação de 30% da capacidade do local, podendo chegar a 50% da capacidade com a utilização de áreas abertas.

Fica vedada a comercialização de qualquer produto para consumo no próprio estabelecimento antes e depois desse horário. O funcionamento pode ocorrer apenas através de delivery ou para retirada de mercadorias pelos próprios clientes.

Missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais podem ser realizadas com ocupação de 30% da capacidade do local, podendo chegar a 50% da capacidade com a utilização de áreas abertas.

Shoppings centers e centros comerciais devem obedecer ao horário de funcionamento das 10h às 22h. As atividades da construção civil podem ocorrer das 6h30 às 16h30.

Estabelecimentos do setor de serviços e o comércio podem funcionar até dez horas contínuas por dia, sem aglomeração nas suas dependências e observando as normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor.

Segue liberado o funcionamento de salões de beleza, academias; instalações de acolhimento de crianças, a exemplo de creches; hotéis; pousadas; call centers e indústrias.

Continuam suspensas as atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual, à exceção das Secretarias de Saúde, Segurança e Defesa Social, Administração Penitenciária, Desenvolvimento Humano, Fazenda, Secretaria de Comunicação, Cagepa, Fundac, Detran e Codata.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT