Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (4), o Complexo Promotor de Justiça Ronaldo Cunha Lima, nova sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB) em Campina Grande. A solenidade de abertura contou com a presença de membros da instituição, políticos e autoridades da cidade. O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, lembrou em seu discurso de integrantes do MP em Campina Grande que marcaram a história da instituição e mencionou a importância do homenageado, Ronaldo Cunha Lima, para Campina Grande e como ex-promotor.
“Ronaldo Cunha Lima é uma lenda para o Estado. Meu pai me falava da pessoa fina e simples que ele era. Ele tinha a alegria dos puros de coração. O colégio de procuradores foi imensamente feliz quando decidiu dar ao complexo o nome do poeta”, afirmou Oswaldo Trigueiro.
O senador Cássio Cunha Lima lembrou que no próximo domingo (7), faz um ano da morte do pai. “Ficamos muito felizes porque meu pai amou e defendeu o Ministério Público. Por ele ter sido promotor de Justiça, ele me ensinou também a defender o MP, e eu tenho um sentimento de muita gratidão por este gesto da instituição. Meu pai foi, o que hoje é raro de se ver na vida pública, que é a probidade do poeta, a honestidade dele”, disse o senador.
Para o coordenador executivo da sede do Ministério Público em Campina Grande, o promotor de Justiça Dmitri Nóbrega Amorim esta sede é uma evolução para a instituição, já que se fazia necessário um lugar como este para abrigar o tamanho do Ministério Público no município. “É para o povo de Campina Grande que o MP abre as portas do complexo. Como promotor da cidade, nascido aqui, eu me sinto muito feliz hoje”, declarou.
No fim da cerimônia, uma última homenagem foi feita a família do poeta, o procurador-geral de Justiça entrou uma réplica da placa de inauguração a neto do ex-promotor, Pedro Cunha Lima.
Também estiveram presentes ao evento o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, o vice-governador, Rômulo Gouveia representantes do Departamento Estadual de Trânsito, Defensoria Pública, Fórum de Campina Grande, Secretarias do Estado, Ministério do Trabalho, OAB, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça , Associação Paraibana do Ministério Público, promotores , procuradores, políticos e autoridades.
Complexo Ronaldo Cunha Lima – O Complexo Promotor de Justiça Ronaldo Cunha Lima foi edificado em uma área de 1.458,00 m² e conta com dois pavimentos, recepções independentes por pavimento, 30 gabinetes para promotor de justiça, com sala para assessor; auditório com 106 lugares; sala de áudio e vídeo; arquivo; sala de reunião para os curadores com 17 lugares , sendo que a plateia conta com 21 lugares, mesa de som e duas mesas para taquígrafos e cartório.
Também fazem parte do complexo uma oficina de informática; sala para equipamentos de informática; sala dos motoristas; apoio de serviços (copa, banheiros com vestiários, área de serviço e depósito para material de limpeza); abrigo para resíduos sólidos; abrigo para gerador; estacionamento para público com 55 vagas; estacionamento privativo com 49 vagas e estacionamento para carros oficias com 10 vagas cobertas.
Para o procurador-geral esta nova sede vai resgatar a autonomia para os promotores de Justiça em sua totalidade. “Hoje todos os promotores passam a ter gabinetes, com estrutura e com apoio, através de seus assessores para bem servir esta população. Então o que antes era um improviso, já que os promotores recebiam as pessoas que tinham interesse em dialogar com a instituição nos corredores, no fórum ou em gabinetes emprestados, hoje não, agora cada um vai ter a sua área, o seu espaço, isso é muito importante porque gera qualidade no atendimento, e essa a nossa grande missão: atender bem a população local, fazendo com que o MP seja mais resolutivo”, ressaltou Oswaldo Trigueiro.