Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Nova sede da promotoria de João Pessoa será instalada segunda-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Promotoria de Justiça de João Pessoa será instalada, oficialmente, às 16h da próxima segunda-feira (02/03). O novo prédio, que reúne vários órgãos da atividade-fim do Ministério Público da Paraíba, está localizado na Rua Almirante Barroso, no Centro da capital, em frente ao Núcleo Cível do MPPB.

A entrega da estrutura física da Promotoria será feita pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico da Nóbrega Filho, aos membros e servidores da instituição. Seráphico ressaltou que o novo prédio conta com as condições necessárias para o trabalho dos membros e servidores e para o atendimento aos cidadãos, que poderão ter acesso, em um mesmo espaço, a vários órgãos do MPPB. A proximidade com o Núcleo Cível também facilita a comunicação e o atendimento ao público.

Os órgãos instalados

Já estão funcionando no novo endereço o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon); o Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI), que inclui o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), e o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap).

Também foram instalados no prédio os gabinetes dos promotores das áreas Criminal, da Educação, Saúde, Consumidor, Tutela Coletiva do Sistema Prisional, do Patrimônio Público, da Mulher, do Tribunal do Júri, da Auditoria Militar, da Execução Penal e do Juizado Especial Criminal. Na casa tombada que faz parte do complexo, foram alocados os promotores do Meio Ambiente e Patrimônio Social. Os promotores da Cidadania estão no prédio do Núcleo Cível, que funciona na mesma rua.

O Memorial do MPPB

O Memorial do MPPB também está sendo recriado no local. No novo espaço, os visitantes poderão entender melhor a história do Ministério Público no Estado, desde a sua criação, em 1891, até a atualidade, e também terão contato com documentos, objetos e materiais antigos. Além do material exposto e das informações básicas sobre o Ministério Público que estão dispostas no ambiente, o Memorial contará com dois totens para que os visitantes possam ter acesso a detalhes da história, localização dos órgãos do MPPB em todo o Estado.

O terreno conta com uma área total de 2.207,80 m2, possuindo dois pavimentos e uma área total construída de 3.690,55 m2. Além dos ambientes necessários ao funcionamento da promotoria nas várias áreas, o prédio conta com recepção, auditório, salas de reuniões, banheiros acessíveis para o público e estacionamento. Com a instalação dos órgãos nesse edifício, quatro outros prédios onde funcionavam o Núcleo Criminal/Gaeco (na Rua Diogo Velho), o Anexo VI, o MP-Procon e o antigo Memorial foram devolvidos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência