Nova secretária de Saúde manda Ricardo “cuidar de seu quintal”

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo empossou na manhã de hoje no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito, a secretária municipal de Saúde, a médica Tatiana Medeiros, que exercia a função de coordenadora do Samu, e a secretária-adjunta, a farmacêutica Marisa Agra, que deixou o cargo de gerente da Vigilância Sanitária.  Depois da posse, Tatiana não se fez de rogada ao ser indagada sobre as críticas do governador Ricardo Coutinho (PSB) que atribuiu a falhas no atendimento prestado pelos PSFs campinenses a superlotação existente no Hospital Regional de Campina Grande.

"Eu acho uma análise precoce e com desconhecimento de causa. Com respeito ao governador, ele não conhece a situação da Saúde de Campina Grande. O prefeito Veneziano ampliou o PSF de 30% para quase 100%. Está bem ampliada a rede e funcionando. Seria interssante que o atual governador analisasse o quintal dele, primeiro. Há mais de 40 PSFs sem médicos. O momento é de trabalho e não de política. Há a necessidade de uma força-tarefa para pensar o município e o Estado", disparou Tatiana.

A solenidade teve início com a leitura do termo de posse, que em seguida foi assinada pelo prefeito e pela secretária e secretária-adjunta. A solenidade foi bastante prestigiada por secretários municipais, vereadores, diretores, gerentes e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde, que lotaram o Salão Nobre.
 
A funcionária da Vigilância Sanitária, Isabel Cristina, falou em nome de todos os funcionários para parabenizar Marisa Agra pela nova função, ao mesmo tempo em que lamentou a sua saída do órgão, tendo em vista o trabalho realizado por ela no período em que permaneceu à frente da gerência. A nova secretária-adjunta recebeu um buquê entregue pela funcionária da Vigilância Sanitária. Em seguida, o ex-secretário municipal de Saúde, José Lavaneri Farias, que passou seis meses à frente do cargo, parabenizou a escolha feita pelo prefeito ao convidar as competentes Tatiana Medeiros e Marisa Agra, que serão responsáveis pela continuidade da implantação de medidas de valorização aos profissionais da saúde do município.
 
A nova secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros agradeceu o convite do prefeito e disse que aceitou o desafio por acreditar na sua gestão. Ela falou da importância do trabalho em equipe, experiência que adquiriu nos seis anos que atuou no Samu, como médica e depois como coordenadora e que espera corresponder às expectativas de toda a população que faz uso dos serviços de saúde no município. Tatiana também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos ex-secretários de Saúde, Geraldo Medeiros, Metuselá Agra, João Menezes e José Lavaneri. “Meu desafio é trabalho”, finalizou a secretária, em seu pronunciamento de posse.
 
Para o prefeito Veneziano, a escolha pelos nomes de Tatiana Medeiros e Marisa Agra foi fácil, tendo em vista a competência delas à frente dos cargos que ocupavam e o brilhante trabalho desenvolvido, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Ao lado do vice-prefeito José Luiz Júnior, Veneziano explicou que as posses não representam reformas administrativas, mas apenas preenchimento de cargos e também ressaltou o trabalho dos ex-secretários, que conseguiram avanços na saúde antes nunca realizados, a exemplo de ampliação de programas e melhorias das condições de saúde dos profissionais.
 
Veneziano encerrou a solenidade desejando bom trabalho às colaboradoras nas suas novas funções e que segundo ele, têm muita vontade de colaborar com a administração por acreditarem no projeto. Também estiveram presentes o vereador líder da bancada na Câmara Municipal, Olímpio Oliveira, Cassiano Pascoal, Fernando Carvalho, Marcos Raia, além do presidente da Unimed, Francisco Vieira, e do prefeito de São José de Espinharas, Ricardo Wanderley.
 
Tatiana Medeiros – Tatiana de Oliveira Medeiros é formada em Medicina desde 1989. Em Brasília, fez prova para residência médica em Ortopedia e Traumatologia, no Hospital das Forças Armadas (HFA), no Sarah Kubitschek da rede das Pioneiras Sociais em Brasília e no Hospital de Base do Distrito Federal. Aprovada nos três serviços, Tatiana Medeiros foi classificada em primeiro lugar no Hospital de Base e foi a primeira residente mulher em Ortopedia e Traumatologia do hospital, onde passou mais três anos em especialização. Ao término da residência médica, foi para Campinas-SP, para prestar prova para obtenção do título de especialista em Ortopedia e Traumatologia, realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Aprovada, passou a ser membro titular da SBOT.

Ao retornar para Campina Grande, trabalhou em vários hospitais como Hospital Pedro I, FAP, Clínica Santa Clara, Hospital Universitário Alcides Carneiro e Hospital Regional de Urgência e Emergência. Em 2004, quando o Samu de Campina Grande foi implantado, passou a fazer parte da equipe de médicos e posteriormente assumiu a coordenação geral, cargo que exerceu por cinco anos.

Tatiana Medeiros é a única mulher médica ortopedista e traumatologista de Campina Grande. Tem trabalhos científicos publicados em revistas brasileiras e internacionais de Ortopedia. Médica voluntária da Associação dos Deficientes Físicos do Compartimento da Borborema há quase oito anos, a nova secretária de Saúde é filha do médico urologista José Moysés de Medeiros Neto, profissional no qual ela diz se espelhar. Tem quatro filhos: o vereador Cassiano, Ana Carla, Cibele e Maria Eduarda e foi atleta de natação e vôlei da Seleção Paraibana e, apesar de trabalhar uma média de 12 horas, por dia, faz questão de continuar praticando esportes.
 
Marisa Agra – Marisa Tôrres de Moura Agra é farmacêutica com habilitação em Bioquímica, formada pela então Universidade Regional do Nordeste. Especialista em Serviços de Saúde Pública pela Facisa, Marisa Agra é tutora da Formação de Facilitadores em Educação Permanente em Saúde (EPSUS) e tem Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária pela FIOCRUZ.

Desde outubro exercia a função de gerente da Vigilância Sanitária, mas já exerceu outras funções na Secretaria Municipal de Saúde, como farmacêutica responsável pelo setor de estoques da Farmácia Central, diretora do Serviço Municipal de Saúde, coordenadora e responsável pela implantação das Farmácias Populares no município e gerente de Programas e Projetos Estratégicos. Marisa Agra também foi supervisora da 3ª Gerência Regional de Saúde do Estado da Paraíba e é professora da disciplina Saúde Comunitária III, do curso de Medicina da Facisa. 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.