Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Nova fachada e calçadas amplas mudam visual do Mercado Central

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A fachada do Mercado Central está em transformação. A execução das obras da calçada está em ritmo acelerado. As duas obras estão previstas para ser entregues simultaneamente à população na primeira quinzena de novembro. Segundo o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de João Pessoa, João Azevêdo, a retirada das barracas deu um novo fôlego ao trabalho e a fachada do prédio pode ser vista sem a interferência do comércio e das árvores. O Governo Municipal, através da Secretaria de Planejamento (Seplan) já deu inicio ao processo licitatório para a próxima etapa de reforma e ampliação do Mercado Central.

Essa etapa da obra em execução inclui a reforma e ampliação da calçada, localizada na avenida Pedro II, e a recuperação do Galpão 1, correspondente ao prédio da Administração. Com a reforma, a calçada passou a ter dois níveis e rampas de acesso. A obra contempla ainda espaços para carga e descarga e estacionamento. “Com a relocação dos comerciantes para a Praça de Alimentação, a calçada ficou livre para o trânsito de pedestres e deu melhor visibilidade à fachada do Mercado”, explica Azevêdo.

O prédio da Administração passou por uma completa reforma na parte estrutural como a recuperação da cobertura e das marquises, além dos novos revestimentos. A estrutura interna recebeu forro de gesso no teto, piso e esquadrias metálicas. As redes de energia elétrica, hidráulica, incêndio foram substituídas, e a Administração passará a contar com conexão para Internet.

O comerciante Landislau Araújo Neto comemora a reforma do mercado. Ele que antes comercializada bolos e bolachas na calçada do mercado, ganhou no sorteio um box no bloco de Administração. “Foi ótimo. Hoje eu posso me organizar melhor para a compra e venda, tenho onde guardar e como apresentar melhor meus produtos, além da questão da higiene”, disse.

Próxima etapa – O processo licitatório para a próxima etapa de reforma e ampliação do Mercado Central esta em tramitação. Está previsto a construção de um centro de Inclusão Digital, um posto policial, uma rua de serviços (circulação interna de caminhões para carga e descarga), dois galpões – um de carnes e outro de laticínios –, e um pequeno bloco comercial que ficará situado na esquina da avenida Dom. Pedro II com a rua Rodrigues de Carvalho. Esse bloco irá comportar quatro lanchonetes e uma banca de revistas.

As obras do Mercado Central de João Pessoa foram iniciadas em 2006. Os primeiros beneficiados foram 299 comerciantes de frutas, verduras e raízes, que hoje vendem seus produtos em dois pavilhões, com toda infraestrutura e higiene necessárias. No final do mês de agosto a Prefeitura entregou a Praça de Alimentação. O novo espaço contemplou 42 comerciantes que antes comercializavam nas calçadas ao redor do Mercado. Os comerciantes e usuários podem dispor de uma estrutura com quatro acessos, rampa para facilitar o trânsito de mercadorias e de portadores de deficiência, além de dois banheiros adaptados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente