Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

‘Nova Beira Rio’ tem elevação para evitar alagamentos e incentivo a transporte sustentável

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A obra da Avenida Beira Rio, em João Pessoa, vai ser oficialmente inaugurada nesta segunda-feira (3), em solenidade com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, às 9h. A via tem um conceito de compartilhamento de espaços a gestão pretende lançar uma campanha de conscientização envolvendo todos os usuários, mas priorizando pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo.

Equipes de agentes de mobilidade estarão espalhadas pela Beira Rio para alertar sobre a necessidade de atenção à sinalização e de respeito aos espaços destinados a cada segmento. O objetivo é contar com a adesão da população a essa ideia, que se tornará mote de intervenção em outros corredores.

Para a construção da ponte, foi feito um elevado no nível da pista em cerca de dois metros e meio. Ainda conforme a PMJP, essa medida acabou de vez com o risco de o nível do rio subir mais que a altura da ponte, dando fim aos alagamentos que inviabilizavam totalmente o trânsito nos períodos chuvosos, pois na região a via se constituía apenas de uma pista sobre um bueiro, o que inevitavelmente causava os alagamentos.

A obra incluiu o desassoreamento do Rio Jaguaribe, criação de um acesso entre a Beira Rio e a Epitácio Pessoa, através da Rua do Capim, e o acesso ao Altiplano e toda a duplicação da Avenida Panorâmica, dentro do planejamento de mobilidade para a região. Hoje, a Nova Beira Rio é também a via de acesso turístico entre a praia e o Centro Histórico da Capital, unindo o turismo de sol e mar ao turismo cultural e histórico da Capital.

O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Adalberto Araújo, explica que a requalificação respeita e aprimora o potencial da avenida. “Essa era uma via mais utilizada pelos veículos motorizados por falta de uma estrutura adequada para meios mais sustentáveis. A prefeitura, nesse caso, identificou a vocação da Beira Rio para receber as pessoas e agora disponibiliza os equipamentos necessários para que elas possam optar por uma circulação sustentável, seja a pé ou de bicicleta”.

O projeto de requalificação da Beira Rio foi desenvolvido envolvendo técnicos da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), professores universitários, ciclistas e a sociedade. Segundo a prefeitura, para chegar ao modelo implantado na Capital, foi feito um levantamento detalhado da área, com registro fotográfico, topográfico e presencial, e todo o projeto respeita o meio ambiente, com a arborização da via, e as normas da ABNT, quanto à acessibilidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB