Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

‘Nova Beira Rio’ tem elevação para evitar alagamentos e incentivo a transporte sustentável

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A obra da Avenida Beira Rio, em João Pessoa, vai ser oficialmente inaugurada nesta segunda-feira (3), em solenidade com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, às 9h. A via tem um conceito de compartilhamento de espaços a gestão pretende lançar uma campanha de conscientização envolvendo todos os usuários, mas priorizando pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo.

Equipes de agentes de mobilidade estarão espalhadas pela Beira Rio para alertar sobre a necessidade de atenção à sinalização e de respeito aos espaços destinados a cada segmento. O objetivo é contar com a adesão da população a essa ideia, que se tornará mote de intervenção em outros corredores.

Para a construção da ponte, foi feito um elevado no nível da pista em cerca de dois metros e meio. Ainda conforme a PMJP, essa medida acabou de vez com o risco de o nível do rio subir mais que a altura da ponte, dando fim aos alagamentos que inviabilizavam totalmente o trânsito nos períodos chuvosos, pois na região a via se constituía apenas de uma pista sobre um bueiro, o que inevitavelmente causava os alagamentos.

A obra incluiu o desassoreamento do Rio Jaguaribe, criação de um acesso entre a Beira Rio e a Epitácio Pessoa, através da Rua do Capim, e o acesso ao Altiplano e toda a duplicação da Avenida Panorâmica, dentro do planejamento de mobilidade para a região. Hoje, a Nova Beira Rio é também a via de acesso turístico entre a praia e o Centro Histórico da Capital, unindo o turismo de sol e mar ao turismo cultural e histórico da Capital.

O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Adalberto Araújo, explica que a requalificação respeita e aprimora o potencial da avenida. “Essa era uma via mais utilizada pelos veículos motorizados por falta de uma estrutura adequada para meios mais sustentáveis. A prefeitura, nesse caso, identificou a vocação da Beira Rio para receber as pessoas e agora disponibiliza os equipamentos necessários para que elas possam optar por uma circulação sustentável, seja a pé ou de bicicleta”.

O projeto de requalificação da Beira Rio foi desenvolvido envolvendo técnicos da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), professores universitários, ciclistas e a sociedade. Segundo a prefeitura, para chegar ao modelo implantado na Capital, foi feito um levantamento detalhado da área, com registro fotográfico, topográfico e presencial, e todo o projeto respeita o meio ambiente, com a arborização da via, e as normas da ABNT, quanto à acessibilidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

Escola 2

Ministério Público ajuíza ação para obrigar município de Conde a reformar escola

Chuvas em João Pessoa 3

Meteorologia prevê mais chuvas para João Pessoa e outros municípios nas próximas horas

Centro-Administrativo-pb-640x388

Repartições públicas estaduais terão ponto facultativo na quinta, dia de Corpus Christi

Chuvas e rede elétrica

Energisa alerta sobre riscos de choques elétricos em dias de chuva e dá dicas de segurança

Emerson Panta, prefeito de santa rita

MP dá dois dias para Emerson Panta suspender festa de São João estimada em R$ 10 milhões

Protesto na BR 101 2

Moradores protestam e fecham BR 101, na divisa da Paraíba com Pernambuco

Chuvas em frente a CBTU

Semob orienta população para evitar deslocamentos desnecessários hoje

pedroseggudo

Chuvas: Muro da Cagepa cai, apresentador tem carro alagado e capital vive caos

Câmara de Sumé

MPPB expede recomendação à Câmara de Sumé sobre cargos comissionados

pfforadacaixa

PF cumpre mandados contra ex-gerente suspeito de desviar dinheiro da Caixa na PB