Nonato e D. Jaime são convidados para sessão especial

Os 60 anos da Rádio Caturité de Campina Grande, bem como o Dia do Jornalista, comemorado oficialmente no último dia 7 de abril, serão homenageados nesta terça-feira, 19, às 10 horas na Câmara Municipal de Campina Grande. A propositura do vereador e 1º secretário Tovar Correia Lima (PSDB), aprovada pelos parlamentares, reconhece a contribuição dos “profissionais da informação” campinense e da Rádio Caturité que há várias décadas tem evoluído com a Rainha da Borborema.

Segundo Tovar Correia Lima, a sessão especial faz parte de uma série de homenagens feita em Campina Grande em comemoração a duas importantes peças do cenário da imprensa campinense, os jornalistas e a Caturité, que ao longo dos anos acompanhou e divulgou o processo evolutivo da cidade.

Na cerimônia, os convidados Nonato Bandeira, Secretário de Comunicação Institucional da Paraíba e o Bispo Diocesano de Campina Grande e diretor da Radio Caturité, Dom Jaime Vieira, farão uma explanação sobre o Dia do Jornalista e Rádio Caturité, respectivamente.

Rádio Caturité – Fundada em 07 de abril de 1951, a Rádio Caturité homenageia com seu nome a resistência de um índio chamado “Caturité”, que segundo historiadores enfrentou bravamente latifundiários da época que queriam violar os direitos dos nativos. Atualmente, as 24 horas de programação da rádio são acompanhadas por brasileiros numa área que alcança 80% dos municípios paraibanos, além de parte de outros estados do Nordeste, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia.

Dia do Jornalista – O dia do jornalista já foi comemorado em várias datas. No dia 24 de Janeiro (dia do padroeiro da profissão, São Francisco Sales); 29 de Janeiro (homenagem ao jornalista abolicionista José do Patrocínio); 16 de Abril (dia do repórter). Mas foi após o assassinato do jornalista João Batista Líbero Badaró, que motivou um movimento popular levando a abdicação de D. Pedro I, que a Associação Brasileira de Imprensa instituiu o dia 07 de Abril de 1931, em homenagem a esse acontecimento, como o “Dia do Jornalista”.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.